Repercutiu mal na sociedade e no meio político a nomeação de um vereador do interior para cargo comissionado no governo do estado, denunciada ontem pelo Hora News.
O vereador José Silveira Dantas Neto, o Silveirinha (PDT), líder da oposição na Câmara Municipal de Ribeirópolis, foi nomeado em fevereiro deste ano para o cargo comissionado denominado assessor institucional IV – CC – 16, na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).
O ex-deputado federal Valadares Filho, presidente estadual do PSB, condenou a atitude do governo e afirmou que a nomeação faz parte das negociatas eleitorais. Ele considera estranho o silêncio do governador Belivaldo Chagas e classificou a nomeação de uma imoralidade pública.
“É impressionante como tudo aquilo que denunciávamos na campanha eleitoral, mais recentemente a do governo do estado, é justamente o que a gente verifica passado o tempo da posse do governador, que já está no governo há cerca de um ano e três meses. Quando eu falava da política do toma lá dá cá, da negociata eleitoral, puramente com o objetivo de vencer a eleição, e verifico nos dias de hoje que eu estava com a razão. E a gente ver o governo do estado fazer uma coisa ainda mais grave que a prefeitura: não se manifestar. O governo do estado não se manifesta como se fosse algo natural você ter um vereador com mandato sendo nomeado em um cargo comissionado no governo do estado. Isso é uma imoralidade pública”.
Para o ex-deputado, que concorreu ao Governo do Estado na eleição do ano passado, disputando o segundo turno com o governador, o Ministério Público deve adotar uma medida para proibir a nomeação do vereador. Ele também questiona se Belivaldo tem algum receio em exonerar o parlamentar.
“Isso é algum compromisso de campanha que foi feito, eu não tenho dúvida disso. Isso é um verdadeiro absurdo, eu tenho certeza que o próprio Ministério Público vai tomar alguma atitude pelo trabalho sério que faz em nosso estado. Eu também já vi notícias que o deputado Georgeo Passos também vai fazer a denúncia na Assembleia em relação a não ter tido posição do governador, a denúncia foi feita ontem e o governo não teve nenhuma posição. Isso é compromisso de campanha, é o uso do Diário Oficial para que possa ter os seus objetivos eleitorais. Será que o governador tem algum receio em tomar uma atitude contra esse vereador? Será?”, indaga Valadares Filho, acrescentando que ingressará com ação no Ministério Público, caso a exoneração não seja feita nesta quinta-feira.
“Se ele não tomar uma atitude não tenha dúvida que farei uma ação no Ministério Público ainda hoje, como cidadão e como presidente estadual do PSB. E eu também vou acompanhar todo o desenrolar do caso na manhã de hoje. Nós temos um partido político e eu como cidadão tenho a obrigação de justamente fazer também essa fiscalização”, conclui Valadares Filho.
Apesar de não haver prerrogativa legal, o parlamentar foi nomeado para o cargo comissionado, mesmo exercendo regularmente a função de vereador no município sergipano. Silveirinha foi eleito vereador com 549 votos, sendo o sexto mais votado na eleição legislativa de Ribeirópolis.
A entrevista de Valadares Filho foi concedida aos jornalistas Paulo Sousa, Rosalvo Nogueira e Lomes Nascimento, no Jornal da Manhã (Jovem Pan).
Foto: Rosalvo Nogueira/Hora News
Comente