Samarone diz que Edvaldo coloca população em risco e o classifica de arrogante

O médico sanitarista Antonio Samarone, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ex-secretário municipal de Saúde, cobrou do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) humildade para discutir as ações de combate ao coronavírus em Aracaju.

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (24) ao canal Hora News TV, Antonio Samarone, que tem mais de 40 anos de experiência em saúde pública, conclamou o prefeito a debater o tema de forma respeitosa e salientou que a arrogância de Edvaldo está prejudicando a população.

“Eu peço aqui no seu programa. Edvaldo, vamos abrir o debate respeitoso. Eu tenho 43 anos de formado, sou sanitarista. Eu quero o bem de Aracaju. O senhor não pode ignorar as sugestões, o senhor não pode fazer isso. A arrogância não pode levar o senhor a ter essa postura. O senhor está errando muito e a população de Aracaju está pagando caro, está sofrendo por um erro do senhor. Eu quero que o senhor acerte, a sugestão é somente técnica, se o senhor não concordar vai dizer porque não concorda, sem problema nenhum, e vai dizer onde é que eu estou errado. Mas no caminho que Aracaju está sendo conduzida se não mudar esse caminho nós sairemos do grande confinamento para o grande medo”, criticou Samarone, que defendeu a ciência e a participação da população como forma de solucionar a crise sanitária em Aracaju.

Samarone sendo entrevistado pelos jornalistas do Hora News TV

“E existe solução, forma de resolver isso com calma, com a participação da sociedade, ouvindo sem arrogância, utilizando o que a ciência oferece, utilizando o que a técnica oferece, tomando medidas de vigilância, testagem, monitoramento, bloqueio. Isso que eu estou dizendo é no mundo inteiro assim, não estou inventando nada aqui. O senhor pode perguntar a qualquer pessoa formada em saúde pública quais são as ações de vigilância epidemiológica que vai lhe dizer quais são, não estou inventando. A minha pergunta é: porque que não está fazendo?”, questiona Samarone.

Na entrevista ao Hora News TV, Samarone também criticou os decretos do Governo e da Prefeitura de Aracaju que proíbem a presença de familiares em sepultamento de vítimas da Covid-19. O sanitarista considerou um exagero a medida adotada pelo prefeito e o governador.

Ainda, segundo Samarone, o governo erra ao restringir o horário de funcionamento das atividades comerciais que já podem reabrir. Para o especialista, ao não permitir o funcionamento integral da atividade econômica o governo acaba colaborando para aumentar a aglomeração de pessoas, que ficam sem alternativa para ir ao comércio em outros horários.




Por Redação
Fotos: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */