Rogério Carvalho defende liberdade de imprensa e condena ação do MPF contra jornalista

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), eleito o novo líder do partido no Senado, emitiu uma nota pública nesta terça-feira (21) para condenar o Ministério Público Federal (MPF) por incluir o nome do jornalista Gleen Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, em processo criminal que investiga sete pessoas por suposta “invasão de celulares de autoridades”.

O jornalista americano residente no Brasil é um dos denunciados pelo procurador da República, Wellington Divino de Oliveira, mesmo a Polícia Federal ter isentado o jornalista de participação em qualquer ação ilegal no exercício do Jornalismo.

Para o senador Rogério Carvalho, a ação do Ministério Público Federal contra o jornalista é uma medida vergonhosa pela não punição do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, em Curitiba, denunciado por atitudes suspeitas na condição de procurador.

“Ao que parece, o Ministério Público Federal, está acusando para se defender da vergonha de não punir o Deltan Dallagnol por tantos crimes. A organização criminosa está nas conversas divulgadas pelo The Intercept. O conluio entre Deltan e Moro, onde quem julga combina sentença com quem acusa, isso é crime!”, diz o senador, salientando acreditar na coerência da Justiça em não aceitar a denúncia contra o profissional de imprensa.

“Cabe à justiça agora agir com coerência. Nosso discurso sempre foi em defesa da lei e das liberdades individuais. Repudiamos esta denúncia sem fundamento e atentatório a nossa Constituição Federal contra o renomado e premiado jornalista Gleen Greenwald. Vamos manter a esperança de que a justiça não vai falhar com o povo brasileiro”, ratifica Rogério.

Ainda, segundo o senador sergipano, a imprensa brasileira precisa neste momento histórico mostrar qual papel quer cumprir na sociedade, principalmente na defesa da liberdade de expressão.

“É chegado o momento da imprensa mostrar qual papel quer cumprir neste momento da história: a defesa da liberdade de imprensa e do combate à censura ou se curvar à parcialidade imposta pelos poderosos que custeiam seus editoriais”, conclui Rogério Carvalho.



Por Redação
Foto: Agência Senado

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */