Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ) emitiu uma nota pública afirmando que denunciará o jornalista Leo Dias, do jornal digital Metrópoles, ao Conselho de Ética dos Jornalistas. O profissional da imprensa divulgou informações sigilosas sobre o estupro e gravidez da atriz Klara Castanho, mesmo sabendo da proibição imposta pela legislação brasileira e o Código de Ética da Profissão.
De acordo com a Federação dos Jornalistas, a denúncia será encaminhada ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, a quem cabe analisar inicialmente o caso.
“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da FENAJ vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso”, diz nota da entidade máxima de representação do Jornalismo no Brasil.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também condenou a postura do jornalista. Advertindo especificamente Leo Dias, a ABI diz que a “exploração de vítimas de violência sexual” por jornalistas e veículos de comunicação fere as normas do Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, sendo uma postura inadmissível perante a Constituição Federal.
Por Redação
Foto: Race Comunicação Scaled
Comente