O deputado estadual Samuel Barreto (PSC), o Capitão Samuel, apresentou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um projeto de lei para mudar o nome da Barra dos Coqueiros. Para homenagear o ex-governador João Alves Filho, responsável pela construção da ponte Construtor João Alves, pai do ex-governador, mais conhecida por ponte Aracaju-Barra, sugeriu por meio de um projeto de lei a mudança do nome do município da Barra dos Coqueiros para ‘Cidade Governador João Alves Filho’.
Para tentar aprovar a matéria, ele solicitou um plebiscito a fim que os moradores do município possam se manifestar sobre a proposta.
“Dr. João Alves deixou um grande legado para todos os sergipanos, especialmente para os moradores da Barra dos Coqueiros. Quando ninguém acreditava, ele foi lá e construiu a ponte Aracaju-Barra. Grandes políticos sergipanos diziam que se ele fizesse a ponte atravessariam o rio a nado. Mesmo com todas as dificuldades, por não ser aliado do governo federal da época, ele usou recursos próprios do estado e conseguiu construir a ponte que transformou a Barra em uma cidade promissora”, justifica o parlamentar.
Vários prédios públicos e rodovias já levam o nome do ex-governador de Sergipe por três mandatos. Entre as grandes obras que já homenageiam o ex-líder político está o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, principal unidade de saúde do estado, que atende Sergipe e até moradores da Bahia e Alagoas.
Merecimento
O ex-governador merece todas as homenagens possíveis, mas mudar o nome de uma cidade histórica para homenagear um governante por este ter construído uma ponte ligando a capital a ilha, é não pensar também nos transtornos e prejuízos que o município poderá vir a ter com o advento do novo nome.
Seguindo a lógica do deputado, um projeto de lei terá que ser apresentado na Alese mudando também o nome do município de Itaporanga D’Ajuda para ‘Cidade Governador Marcelo Déda’, em função da ponte Aracaju-Caueira, ligando a capital ao litoral de Itaporanga, ter sido construída na gestão do ex-governador petista.
Fundada em 25 de novembro de 1953, o Brasil e o mundo conhecem a ilha como Barra dos Coqueiros e uma mudança de nome, que já tem quase 70 anos de história, não trará nenhum benefício social e econômico para a população barra-coqueirense, mas muita mixórdia.
Por Redação
Foto: Agência ASN/Divulgação
Comente