O nome de Santo Amaro das Brotas volta a aparecer de forma negativa em matéria de moralidade pública. Não bastasse a gestão do prefeito Paulo César (Avante) ter sido reprovada pelo Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) no quesito transparência pública, agora nomes de gestores aliados do atual prefeito aparecem na lista de condenados pela Corte de Contas.
Sendo o recordista de Sergipe com o maior número de gestores na lista negra do TCE, o município de Santo Amaro das Brotas é o líder de gestores com contas reprovadas pelo tribunal. São seis ao todo. A lista vai de presidente da Câmara de Vereadores a prefeito do município.
De acordo com o documento encaminhado pelo TCE a Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe (PRE-SE) e ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que o Hora News teve acesso, figuram como políticos e gestores com contas rejeitadas pelo tribunal, os ex-administradores Belmiro Araújo de Andrade, ex-presidente da Câmara Municipal de Santo Amaro das Brotas; Gilton Cardoso de Morais, também ex-presidente da Câmara de Vereadores; Margarida Pereira de Azevedo, ex-presidente do Poder Legislativa de Santo Amaro, além de Luís Herman Mancilla Gallardo, e do ex-prefeito José Ivaldo Costa.
Ainda, segundo o relatório do TCE, Gilton Cardoso teve as contas reprovadas por duas vezes, sendo uma referente a 2012 e outra a 2013. Belmiro Araújo teve as contas rejeitadas de 2017, enquanto Margarida Pereira e Rosimary Silva obtiveram a rejeição das contas do ano de 2009. Já Luís Herman teve as contas de 2014 reprovadas pelo colegiado.
O ex-prefeito Ivaldo Costa teve a sentença de reprovação das contas de 2012 confirmada pelo Tribunal de Contas.
Com base na Lei da Ficha Limpa, que proíbe candidaturas de gestores que tiveram condenações por colegiados, o TCE enviou a documentação com o relatório completo dos referidos gestores para apreciação da Procuradoria Regional Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral.
O prefeito Paulo César ainda não teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, mas os técnicos e auditores do tribunal já estão de olho na gestão do prefeito, que já teve a reprovação do TCE na avaliação da transparência pública.
O ex-prefeito Ivaldo Costa, condenado pelo TCE por não administrar corretamente o dinheiro público quando esteve à frente da gestão municipal, é hoje um dos principais aliados e detentores de cargos de confiança na administração de Paulo César.
Por Redação
Foto: Divulgação
Comente