Quatro meses após receber o título de cidadão aracajuano, Washington Cerqueira, o Coração Valente, vai se tornar cidadão sergipano este mês. A honraria será entregue no dia 16 de outubro, às 16h, na Assembleia Legislativa de Sergipe. A homenagem é do deputado estadual Dilson de Agripino (PPS).
Atualmente Washington exerce o cargo de secretário nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Em Brasília, ele tem a responsabilidade de desenvolver programas sociais em diversos seguimentos.
“O esporte é a nossa principal ferramenta de inclusão social no governo federal. Temos 16 programas nacionais em plena atividade, onde buscamos atender todas as faixas etárias, incluindo alunos de escolas públicas até idosos que necessitam de melhoria na qualidade de vida”, revelou o ex-jogador.
Washington se destacou em dois times do futebol brasileiro: Athletico Paranaense e Fluminense. Pela equipe do Paraná, foi artilheiro do campeonato brasileiro, em 2004, com 34 gols, recorde desde a criação dos pontos corridos.
No tricolor carioca também foi artilheiro da serie A do Brasileirão com 21 gols, em 2008; dois anos depois foi campeão brasileiro. Em 2011, pendurou as chuteiras quando jogava no mesmo Fluminense. Ano passado, ele treinou a equipe do Itabaiana na série D do Campeonato Brasileiro, mas foi demitido mesmo classificando o time para a segunda fase.
Ainda como atleta, ganhou o apelido de “Coração Valente” após superar um problema cardíaco e voltar a jogar em 2004.
Trajetória política
A trajetória na política começou um ano depois da aposentadoria nos gramados. O Coração Valente foi vereador na cidade de Caxias do Sul (RS) no período de 2012 a 2016. Na época alcançou 8.005 votos, eleito o mais votado entre os candidatos no município. Neste período também foi convidado para assumir a secretaria de esportes de Caxias, onde colaborou com o desenvolvimento esportivo na região.
No fim de 2018, assumiu interinamente uma vaga no Congresso Nacional na vaga do então deputado federal Onyx Lorenzoni. A boa relação com os congressistas resultou em seguida no convite do presidente Jair Bolsonaro para uma importante pasta ligada ao Ministério da Cidadania.
Relação com Sergipe
A relação de Washington com Sergipe começou em 1987 quando seus pais vieram residir na capital sergipana. Em 2011, o vínculo com o menor do estado do Brasil aumentou após a aposentadoria dos gramados. O ex-jogador passou a visitar o estado com maior frequência e conheceu alguns projetos ligados ao esporte no interior do estado.
Numa dessas viagens, iniciou uma forte amizade com o então prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino. “Agradeço ao amigo e hoje deputado estadual pela homenagem com o título de cidadão sergipano. Ele sabe o quanto gosto dessa terra”, disse Washington, que desde 2017 tem residência fixa em Aracaju, onde mora com esposa e filhos.
Por Guilherme Fraga
Foto: Divulgação
Comente