A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está sem vice-reitora. A professora Iara Maria Campelo Lima decidiu renunciar ao mandato, que vence no próximo ano. A carta de renúncia foi publicada por ela e surpreendeu professores e estudantes, principalmente o reitor Ângelo Roberto.
Na carta de renúncia, a professora Iara justificou a vulnerabilidade da universidade pública para tomar a decisão. Ela também atribuiu a sua aposentadoria para deixar o cargo.
“A razão dessa decisão foi não colocar a UFS e eu mesma, em estado de vulnerabilidade. Permanecer vice-reitora aposentada geraria desgastes, desnecessários, no final de uma caminhada acadêmica. O Momento é frágil! Quero agradecer a todos a parceria e compartilhamento efetivados na nossa gestão. Como disse a Ângelo continuamos juntos nos nossos trabalhos”, diz trecho da carta.
Iara Maria é graduada em Pedagogia pela UFS e tem especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Aracaju. Ela também possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também é professora adjunta e diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFS.
Confira a carta na íntegra
Estimados diretores e vice, a vida tem momentos que impõe uma tomada de posição dolorida que mexe muito com a história de vida! Pois é, acabo de me APOSENTAR.
Foi uma decisão difícil, mas frente ao momento político, de desmonte da história construída, não quis ficar na fragilidade da incerteza! Bem, decidi também não permanecer no cargo de vice-reitora.
A razão dessa decisão foi não colocar a UFS e eu mesma, em estado de vulnerabilidade. Permanecer vice-reitora aposentada geraria desgastes, desnecessários, no final de uma caminhada acadêmica. O Momento é frágil! Quero agradecer a todos a parceria e compartilhamento efetivados na nossa gestão. Como disse a Ângelo continuamos juntos nos nossos trabalhos.
Quero continuar contribuindo em todos os projetos em desenvolvimento. Nesse sentido contínuo na parceria com a SEMAC.
Espero que compreendam minha ausência na reunião da sexta. A semana foi difícil! A cirurgia me abateu e a mudança de vida me emocionou muito! Mas SOMOS todos UFS.
Grande abraço.
Foto: Adilson Andrade/UFS
Comente