Vereador radialista censura blogueiro em Propriá

“A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo. Alberto Dines.

O blogueiro Adeval Marques, da cidade de Propriá, lamenta a forma como foi retirado do ar pelo radialista José Aelson dos Santos, na manhã do último sábado, 25. Ele fazia uma narrativa e análise defendendo as condições em que a Prefeitura de Propriá tem para fazer a Festa do Bom Jesus, que por várias semanas, vinha sendo criticada no programa do pré-candidato e radialista José Aelson dos Santos na emissora Xodó FM da cidade de Propriá. O fato repercutiu e é considerado lamentável.

Para Adeval, “ao fazer minha narrativa enquanto cidadão, no programa de Aelson, pessoa por quem nutro respeito e atenção, fui informado que seria retirado do ar por ele mesmo me oferecendo o tempo de três minutos para concluir meu raciocínio. Meu tempo de fala foi de exatos 5min23, tempo bem inferior ao de outros que se manifestam por longo tempo marcando mais de 20 minutos no ar. Vivemos um tempo de modernidade na área da comunicação, onde a censura faz parte de um passado de perseguição que colocou o Brasil como um dos piores Países para o exercício do jornalismo cidadão, sendo o terceiro em perseguição e morte de jornalistas, seja de qual área for. Aelson cometeu o que se pode chamar de arbitrariedade e manifestou despreparo em debater. A relação de respeito que tenho com o vereador e radialista Aelson continua, mas lamento o ocorrido e continuamos nosso trabalho”, desabafou.

A Direção da emissora Xodó FM precisa se posicionar diante do ocorrido, pois a situação implica em direito de resposta e no mesmo tempo, 18 minutos de fala após a retirada do ar de Adeval Marques pelo radialista José Aelson dos Santos, que não aceitou os argumentos colocados na presente narrativa de Adeval. Nos grupos de whatsapp o áudio viralizou em manifestações positivas para o fato que não pode acontecer em uma emissora de rádio que deve preservar a liberdade de expressão.                               

Censura de vereança                              

O fato ocorrido com o blogueiro Adeval Marques mostra o despreparo de alguns dos nossos representantes na política em distintos municípios, nesse caso em Propriá. Um vereador de três mandatos, além de radialista, um profissional da comunicação eleito em um processo democrático, direito conquistado com alto custo, porém, com uma postura antidemocrática e de desrespeito a opinião do outro.

Na democracia o contraditório deve ser respeitado e questionado, a isso se dá o nome de debate, mas para alguns “representantes do povo” isso não existe. O vereador Aelson, apesar de ter o dever de preservar os direitos democráticos pela força do mandato, não se comportou como um estadista republicano.

Dores, Eleição 2020                                         

A caravana da nova política desembarca em Dores no dia 07 de fevereiro, é promessa de um grande evento no espaço da CDL em Nossa Senhora das Dores, para o lançamento da pré candidatura de Mário da clínica.

Agora a nova política sabe que dentro do grupo, o líder é o ex-prefeito Fernando Lima? aliado de Jackson Barreto, Belivaldo e André Moura, será que esse palanque com o Senador Alessandro e seu grupo suportará? Ou o palanque desabará antes das eleições em outubro? Vamos aguardar o primeiro capítulo no sétimo dia do mês carnavalesco e os discursos inflamados.

Porto da Folha esquenta articulação eleitoral

Chegou até esse espaço a informação vinda da cidade conhecida como princesa das vaquejadas de que o prefeito, Miguel de Dr. Marcos, já estaria articulando os conchavos e alianças políticas para as eleições de outubro.

De acordo com uma fonte confiável, o gestor estaria conversando com o vereador, que era aliado de, Ailton de Zé Doutor. Segundo o informante, o prefeito já dá como certo o vereador como vice na chapa majoritária da situação.

Bom, seria um bom nome do ponto de vista estratégico, afinal Ailton tem demonstrado um bom capital eleitoral no maior povoado do município e redondezas. Ao mesmo tempo em que outras figuras tentam a vaga, porém sem nenhum capital político expressivo, como no caso de um empresário da radiodifusão na região.

Espaço político na tora

A fonte também nos disse que o empresário da comunicação estaria usando uma emissora de rádio da região para atacar a gestão do prefeito Miguel e dar espaço a oposição, essa prática estaria sendo usada para pressionar o prefeito a ceder a vaga de vice à indicação do referido empreendedor.

Bom, isso é uma prática comum, principalmente em se tratando de uma figura pública que não caiu nas graças do povo do município, afinal, o mesmo deu uma votação pífia ao seu Deputado Estadual nas eleições 2018 em Porto da Folha.

Aliança velada em Canindé

Uma aproximação entre duas lideranças políticas tem deixado a população de Canindé intrigada, as duas figuras criticavam um ao outro há alguns anos atrás, atribuindo os problemas de caráter fiscal do município a eles.

Com a aproximação das eleições desse ano, em outubro próximo, Kaká Andrade e Heleno Silva (PRB), tem demonstrado uma aproximação constante, participando de almoços e churrascos em propriedades de amigos e correligionários políticos. Afinal estão juntos ou não? Esse é o questionamento que se faz na cidade.

O pré-candidato Kaká saiu com uma nota onde nega essa aproximação e um possível apoio do ex-prefeito a sua candidatura, mas Heleno tem deixado claro em publicações e falas em locais públicos que dialoga mais com o projeto de Andrade.

Inclusive, os burburinhos na imprensa sergipana é de que Heleno está apoiando Kaká. O mesmo participara das discussões para a indicação do vice na chapa.

Aff… alguém está se esquivando? Ou tentando ludibriar o povo mesmo? Cenas do próximo capítulo dessa novela de tramas mexicanas…


Bruno Balbino é jornalista graduado pela Universidade Tiradentes (UNIT) e colunista colaborador do Hora News.

Leia também:

Ulices Andrade é condenado em ação popular

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */