Valter Joviniano e Rosalvo Ferreira são os mais votados na eleição para reitor e vice-reitor da UFS

A reunião online do Conselho Eleitoral Especial da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi realizada na manhã desta terça-feira para eleger os candidatos a reitor e vice-reitor da instituição pública federal de ensino superior.

A reunião do Conselho Eleitoral, que teve a transmissão ao vivo do Hora News TV, demorou quase 2h e foi marcada por muita discussão. Muitos conselheiros se colocaram contra o modelo de escolha por considerar antidemocrático, já que não houve uma consulta pública direta junto aos estudantes, professores e servidores da universidade.

Votação

Confira os votos dos três candidatos mais votados ao cargo de reitor, que farão parte da lista tríplice a ser encaminhada ao ministro da Educação: Valter Joviniano de Santana Filho, em 1º lugar com 37 votos; André Maurício Conceição de Souza, em 2º lugar com 30 votos, e Vera Núbia Santos, em 3º lugar com 9 votos.

Já para o cargo de vice-reitor a votação ficou assim: Rosalvo Ferreira Santos, obteve o 1º lugar com 37 votos; Rozana Rivas de Araújo ficou em 2º lugar com 28 votos, e Silvana Aparecida Bretas, em 3º lugar com 9 votos.

Pelo regulamento da instituição, 82 conselheiros estavam aptos a votar, de forma secreta, por meio da plataforma Sistema Integrado de Gestão da Eleição (SIGEleição).

Entidades

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs) e outras entidades de representação dos professores e estudantes afirmam que não aceitam o resultado e ameaçam acionar a Justiça para cancelar a eleição.

Já a reitoria da universidade diz que todo o processo foi democrático e contou com a participação dos conselheiros que representam, segundo a instituição, professores, estudantes e membros da sociedade.  

Com a decisão do Conselho Eleitoral, os professores Valter Joviniano e Rosalvo Ferreira foram os nomes escolhidos pela maioria dos conselheiros para os cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente.

Escolha

Caberá ao presidente da República, Jair Bolsonaro, decidir qual dos três integrantes da lista tríplice será escolhido para os cargos de reitor e vice-reitor da UFS.



Por Redação
Fotos: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */