Usuários denunciam falta de medicação no Case

Mais uma denúncia de falta de medicação no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) levou usuários a realizar denúncias. Desta vez o Case estaria sem medicamentos de uso contínuo e sem o Aptamil, substância sem lactose que substitui o leite.  Os medicamentos Azatioprina, um imunossupressor, fornecido pelo case e o Omeprazol e Sinvastatina também estão em falta nas Unidades de Saúde do Município. Segundo usuários os medicamentos estão em falta há mais de um mês.

A usuária das três medicações citadas acima, Angela Cabral, está vivendo o drama de ter que esperar pela medicação. Segunda ela, a Azatioprina há dois meses procura o Case para tentar adquirir a medicação, mas é informada da falta. “Eu sou portadora de lúpus e preciso urgente da medicação. Como o a quantidade de corticóide que utilizo é muito grande, preciso usar de forma continuada o omeprazol, que também está em falta”, reclamou a usuária.

Ainda segundo a Angela Cabral, a medicação custa na farmácia cerca de R$ 80,00. Entretanto esse é o valor mais baixo da medicação se adquirido na Farmácia Popular. “Mais uma vez, eu e mais centenas de pessoas portadoras de doenças crônicas necessitamos de ajuda porque esses medicamentos são caros. O pior é que não é o primeiro medicamento que estou me referindo; são muitos. Eu, por exemplo, atualmente, necessito de 8 medicamentos; destes, 2 poderiam ser obtidos nos postos de saúde omeprazol e sinvastatina, mas também estão em falta. O “CASE” não está distribuindo. Agora estou com o coração comprometido (pericardite) pelo lúpus, novos medicamentos, e por aí se vai”, desabafa.

Leite

O Aptamil, uma substância fornecida pelo Case, também estaria em falta desde o mês de dezembro de 2012.  A denúncia partiu da dona de casa Paula Caldas. Segundo ela, sua filha de 3 meses depende do produto, que custa no mercado cerca de R$ 380,00. “É uma fórmula que substitui o leite, pois a minha filha tem intolerância à lactose. Eu não posso nem amamentá-la porque irrita o intestino dela. Não sabemos o que fazer porque o leite é muito caro e não temos condições de comprar”, reclama.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Centro de Assistência à Saúde (CASE), esclarece que a compra do leite em pó Aptamil, destinado à crianças que possuem intolerância à lactose, foi realizada e que a previsão de entrega dos fornecedores é até o início do mês de março. A secretaria de Estado da Saúde esclarece que este não é um produto obrigatório da portaria do Ministério da Saúde (MS) mas, mesmo assim,  é distribuído gratuitamente pelo CASE.

Com relação à Azatioprina que é um medicamento imunossupressor, a SES realizou a compra do medicamento e está em processo de aquisição de novos lotes da medicação.

SMS

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os medicamentos Omeprazol e Sinvastatina chegarão às unidades de saúde até a próxima sexta-feira.

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Infonet

Foto: Infonet

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */