UFS divulga normas para pré-matrícula de convocados na lista de espera do SiSU

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS) divulgou, nesta terça-feira, 18, normas e procedimentos para pré-matrícula institucional de candidatos convocados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2025, que será publicada no dia 28 de fevereiro.

O candidato aprovado que se autodeclarar preto ou pardo terá a efetivação da pré-matrícula condicionada à análise das fotos pela Comissão de Heteroidentificação, que verificará a veracidade da autodeclaração. Para o procedimento de heteroidentificação, os candidatos deverão enviar os arquivos das três fotos em tamanho 5×7, em formato PDF, observando as instruções contidas no edital.

Se a Comissão de Heteroidentificação concluir que a documentação apresentada não é suficiente para comprovar a autodeclaração alegada, o candidato precisará participar de avaliação presencial no período de 13 a 18 de fevereiro, conforme cronograma com local, data e horário a ser divulgado, ficando o status no Portal de Ingresso como “aguardando comparecimento”.

Os convocados que não comparecerem para a realização da verificação presencial serão considerados desistentes, perdendo o direito à vaga.

Cotas para indígenas, quilombolas e PcD

Para vagas reservadas a pessoas autodeclaradas indígenas, será considerado, exclusivamente, o critério de pertencimento étnico para aferição da condição autodeclarada, com base na Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena.

Para vagas reservadas a quilombolas, será considerado, exclusivamente, o critério de pertencimento étnico para aferição da condição autodeclarada, com base na Declaração de Pertencimento.

Já os candidatos que concorrem a vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) terão a efetivação da pré-matrícula condicionada à análise documental pela comissão multiprofissional.

Confirmação de vínculo

Para além da pré-matrícula institucional, os candidatos aprovados na UFS devem realizar também a confirmação de vínculo. Essa etapa, destinada à efetivação da matrícula institucional, muda a condição do candidato de pré-matriculado para matriculado.






Fonte: UFS
Foto: Adilson Andrade

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */