Telecardiologia do SAMU 192 Sergipe

O serviço de Telecardiologia da Secretaria de Estado da Saúde acumula em pouco mais de um ano de implantado. Criado para fazer um contraponto às estatísticas que em 2018 apontavam Sergipe como o Estado do país com os piores índices de infarto, com um alto número de pacientes que iam a óbito por insuficiência cardíaca após o ataque cardíaco, o serviço salvou mais de mil vidas; realizou mais de 2.500 atendimentos, sendo 1.200 deles casos de infarto com necessidade de angioplastia; e se consagrou como um órgão consultor para os médicos plantonistas da Rede Estadual de Saúde quando o assunto é cardiologia.

Foram resultados assim que fizeram o Telecardiologia tornar-se mais que um serviço para ser utilizado nas ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência de Sergipe (Samu), mas transformar-se em uma estratégia da linha de cuidado do paciente cardiopata para toda a rede. O serviço funciona de forma remota e conta com uma equipe de sete cardiologistas que atuam em regime de 24 horas, todos os dias da semana.
E assim foi criado o Telecardiologia, que reduziu de 23 horas para duas horas e meia o tempo de chegada do paciente diagnosticado com infarto à Hemodinâmica do Hospital de Cirurgia.

Fonte: SEGG
Fotos: ASN

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */