Técnicos em Radiologia se mobilizam contra fechamento do Conselho de Classe em Sergipe

Inadimplência recorde e desrespeito ao Código de Ética da profissão dos técnicos em Radiologia estão ameaçando o fechamento do Conselho Regional de Técnico em Radiologia da 7ª Região (CRTR-7), que congrega os estados de Sergipe e Alagoas.

Preocupados com os prejuízos que a categoria terá com o possível fechamento da autarquia federal em Sergipe, técnicos em Radiologia se mobilizam para manter o conselho da classe em funcionamento.

A técnica em Radiologia Jeane Fábio Santos, principal líder do movimento em prol da permanência do Conselho Regional em Sergipe, explica os motivos da crise financeira em que passa a entidade classista.

“Segundo informações passadas pela Diretoria de Intervenção, o maior problema é que o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 7ª Região vem passando por uma fase difícil onde a inadimplência é alarmante. Mas que no último ano, após ações de fiscalização a inadimplência diminuiu e já se almejava o fim da crise, tendo, inclusive o regional conseguido se manter sem aporte financeiro do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia desde janeiro deste ano. E por isso a Diretoria de Intervenção também tomou como surpresa quando, em reunião plenária realizada em 16 de outubro de 2019, o Conter decidiu pela extinção do nosso regional alegando ausência de viabilidade financeira”, salienta Jeane, acrescentando que a falta de fiscalização de gestões passadas acabou resultando no afastamento da classe, resultando na crise em que a entidade atravessa, mesmo contando com mais de 2 mil inscritos.

“Infelizmente é fato que a inadimplência é grande, e um dos motivos foi a falta de ações de fiscalização. Acaba por ser um ciclo, se o regional não investe na fiscalização não possui diminuição da inadimplência e se há muita inadimplência, não há dinheiro para a promoção da fiscalização. Entretanto, já que no último ano após um mutirão de fiscalização a inadimplência caiu bastante. Existia também uma falta de união da categoria, que vem sendo combatida desde que tomamos ciência da decisão do Conter de extinção do regional. E essa é a minha luta pessoal, acredito que só com união vamos conseguir valorização profissional, assim como mudar o entendimento divulgado pelo Conselho Nacional”, prevê a técnica em Radiologia.

Jeane protestando contra fechamento do Conselho em entrevista à Jovem Pan

Ela também calcula os prejuízos que a categoria terá, caso a Delegacia Regional em Sergipe seja desativada.

“O profissional que honra a sua profissão, ele quer a presença do Conselho, pois é a presença do Conselho que garante que apenas profissionais regularmente habitados possam atuar. Em vários seguimentos da administração já se percebeu que quanto mais próximo a gestão está dos seus administrados as ações são tomadas em comum acordo e em benefício de todos. Nos Conselhos não é diferente, a presença de um Conselho atuante garante aos profissionais mais respeito e credibilidade em sua profissão. Então se perdemos o CRTR da 7ª Região teremos basicamente um maior afastamento dos profissionais das técnicas radiológicas do Conselho e por conseguinte a volta do aumento da inadimplência e prejuízo à defesa dos interesses dos profissionais”, observa Jeane, salientando que as ações implementadas pela Diretoria Interventora melhoraram a atuação do Conselho.

“Seria leviana e imprudente se tecesse qualquer tipo de comentário contra gestões passadas do Regional, primeiro porque não tenho legitimidade, segundo porque não possuo conhecimento de causa para tanto. Desconheço qualquer tipo de infração ou ato fora dos limites da Administração Pública. O que posso afirmar é que com a entrada da Diretoria Interventora no Regional desde fevereiro de 2018, muita coisa mudou no CRTR e grande parte dela para melhor. Tivemos melhorias nos aspectos estruturais e funcionais Regional, além melhorias na inadimplência, fora dada uma nova imagem ao CRTR da 7ª Região, retorno para os diversos questionamentos dos profissionais no âmbito jurídico e trabalhista, eventos acadêmicos e maior interação do CRTR com a comunidade acadêmica e profissional da Radiologia, mostrou-se também que ações de fiscalização podem reerguer o Regional financeiramente e consequentemente torna-lo autossustentável como o deseja o Conter”, reconhece a técnica em Radiologia.

Técnicos em protesto contra o possível fechamento do Conselho de Classe

Os técnicos em Radiologia defendem novas eleições democráticas no Conselho, além da participação da Diretoria de Intervenção na coordenação de todo o processo eleitoral.  

“Estávamos nos preparando para que a Diretoria de Intervenção desse início ao processo eleitoral no regional para que fossem escolhidos entre os profissionais das técnicas radiológicas de Alagoas e Sergipe os gestores do CRTR 7ª Região, seguindo o modelo democrático. Assim sendo, fomos pegos completamente de surpresa com a decisão de extinção do regional pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia. Sabemos que existe um tempo regulamentar para uma nova eleição, sendo assim, defendemos a permanência da Diretoria de Intervenção até a conclusão do processo eleitoral”, defende, admitindo que este é o melhor momento para os profissionais técnicos da radiologia se unirem em prol da valorização e do fortalecimento da profissão.

“Esse é o melhor momento para clamar pela união, chamar a categoria ao debate, ouvir a opinião e a sugestão de todos, procurar orientação e entendimento de como funciona o sistema, e é exatamente assim que nascem as lideranças e os prováveis candidatos serão escolhidos. Aprendi que liderança não se impõe, é um processo natural que acontece quando se luta por um ideal. E o nosso ideal hoje é que não aconteça a extinção do CRTR da 7ª Região”, conclui a líder do movimento.

O Hora News apurou que alguns gestores respondem a processo ético disciplinar por desrespeito às normas legais. Um ex-diretor informou ao site que uma das gestões do Conselho não tive o devido cuidado com a autarquia, inclusive fazendo vistas grossas as fiscalizações, prejudicando e colaborando com o rebaixamento da profissão.


Por Redação Hora News
Fotos: Rosalvo Nogueira/Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */