O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lagarto (Sindlagarto) realizou nesta quinta-feira, 10, um ato público, onde os servidores saíram pelas ruas da cidade com destino a sede da prefeitura do município após assembleia da categoria. O objetivo do ato foi para que a gestão municipal recebesse os dirigentes sindicais para que pudessem estabelecer um diálogo acerca de pautas nas quais a prefeita do município, Ilda Ribeiro, já havia assumido o compromisso com a categoria, como o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e a abertura de concurso público. A assembleia aconteceu no auditório do Sintese, e contou com presença dos vereadores Josivaldo da Equoterapia e Mateus Corrêa.
Com a chegada dos manifestantes à prefeitura, os dirigentes sindicais foram recebidos pelo secretário municipal de administração, Ricardo Carvalho. O representante da gestão garantiu aos sindicalistas uma reunião para a próxima quinta-feira, 17, a partir das 09h. Logo após, os trabalhadores e trabalhadoras lagartenses se dirigiram em caminhada à frente da Câmara de Vereadores do Município. Na ocasião, alguns parlamentares se comprometeram com os servidores públicos municipais de Lagarto em aprovar os projetos de lei de interesse do funcionalismo público municipal que o executivo encaminhar à casa legislativa.
Dentre as pautas tratadas pelo sindicato estão o pagamento do auxílio alimentação, as dificuldades dos servidores para receber o adicional de insalubridade e o excesso de contratados e Cargos em Comissão, chegando a quase o dobro do número de servidores efetivos no município. Desde de julho passado a entidade sindical havia enviado quatro ofícios sem respostas por parte da administração lagartense.
“Os servidores públicos municipais de lagarto estão de parabéns pela força e a coragem que demonstraram nesta quinta-feira, foi muito satisfatório poder ver um grande número de trabalhadores e trabalhadoras lagartenses presentes na assembleia e depois ganhando as ruas da nossa cidade para reivindicar seus direitos. É dessa forma, através da luta, que vamos avançar na batalha por serviço público cada vez mais forte, com a valorização dos servidores. Agradeço aos companheiros e companheiras do Sindisocorro e da Fetam pelo apoio que tem nos dados”, disse José Roberto Santos, vice-presidente do Sindlagarto.
“O Sindisocorro se soma a luta dos companheiros e companheiras que fazem o serviço público municipal de Lagarto. Pois acreditamos que só através da luta avançamos para a valorização dos servidores públicos municipais. A realização de concursos públicos, a implementação de um PCCV e a valorização do funcionalismo público municipal são fundamentais para levar os serviços públicos com qualidade ao povo, pautas presentes em nossa Campanha Salarial Unificada 2022, coordenada pela Fetam e os sindicatos municipais”, expressou Edjane Pequeno, presidenta do Sindsocorro.
“A luta pela implantação de uma carreira é uma das reivindicações da campanha salarial unificada, coordenada pela FETAM e os sindicatos municipais. A FETAM compreende que o fortalecimento do serviço público é de fundamental importância para melhorar o atendimento ao povo, e perpassa pela realização de concurso público, reajuste salarial anual e uma carreira que possibilite valorizar os servidores, estimular sua capacitação e assegurar a permanência do servidor público assegurando condições de trabalho e salarial. Os servidores lagartenses estão de parabéns pela luta encampada por valorização ao funcionalismo público do município”, falou Vanessa Ferreira, diretora da FETAM.
Participaram da assembleia e do ato realizado pelo sindlagarto, os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Nossa Senhora do Socorro (Sindisocorro): Berivalda, Edjane, Elias e José Carlos, além dos dirigentes da FETAM, João Fonseca e Vanessa Ferreira.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comente