O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, repudia a atitude desrespeitosa do senhor governador Belivaldo Chagas para com o jornalista Ricardo Marques, respeitado profissional da imprensa sergipana.
O governador Belivaldo Chagas, candidato à reeleição, foi flagrado passando um pito no jornalista Ricardo Marques, que, por sua vez, aparece tentando se justificar insistentemente. Como não fica claro no vídeo o que motivou a reação do governador, as indagações do jornalista acabam ofuscadas. Pelas palavras do governador, contudo, o crime contra um garoto de oito anos serviu de pauta.
O jornalista conduzia uma entrevista com o governador e este não gostou de uma pergunta feita pelo profissional da imprensa, chegando a bater boca com o profissional da comunicação, como se este fosse obrigado a fazer apenas perguntas que lhe agradam. O jornalista tem o direito de fazer perguntas que julgar necessárias e o dever de divulgar fatos de interesse público, independentemente de governos.
Sendo assim, o jornalista Ricardo Marques exerceu tão somente o seu direito de bem informar à população, trazendo fatos e questionamentos necessários à produção jornalística.
Ao jornalista Ricardo Marques, nos solidarizamos e reconhecemos o seu trabalho ético, responsável e comprometido com o bom Jornalismo. Ao governador Belivaldo Chagas, lamentamos pela sua intolerância às perguntas livres e independentes.
Aos jornalistas cabe a função de informar à população, de forma responsável, sobre os fatos relevantes da vida nacional e, deste nobilíssimo papel, o SINDIJOR não abre mão.
SINDIJOR
Em Defesa dos Jornalistas e do Jornalismo
Comente