Sergipe vive uma crise fiscal, de quem é a conta?

Na última semana vimos e ouvimos o Governador de Sergipe apresentando aos parlamentares na Alese (Assembleia Legislativa de Sergipe) um apanhado da atual situação financeira pela qual passa nosso Estado. Para e equipe do executivo, Sergipe vive a pior crise dentre as demais unidades federativas do país.

Foi na manhã da quarta-feira, 20, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, que o Governador Belivaldo Chagas, o próprio, apresentou um raio-x das finanças do Estado de Sergipe, inclusive, firmou o compromisso de distribuir documentos com os dados aos deputados e deputadas para que possam analisar e debater nas Comissões. Belivaldo informou aos membros da casa legislativa e aos cidadãos sergipanos, porque não, afinal a dívida é nossa, que o Estado tem uma dívida de 635 milhões de reais, e que 160 milhões foram jogados para 2019, afirmou que já existe um acordo com os Poderes para que eles reassumam suas despesas previdenciárias em 10% ao ano, mas que ele vai propor uma aceleração nessa retomada e adiantou que nos próximos 15 dias estará enviando à Alese um pacote de medidas duras, mas necessárias.

Durante sua fala no plenário, Belivaldo afirmou que ao passar pelo parlamento sempre manteve uma atitude de extremo respeito aos chefes do executivo dos quais foi opositor, citando os nomes dos ex-governadores João Alves Filho e Albano Franco. Mas afinal, quem faltou com respeito ao governador?

O que o cidadão das terras do índio Serigy quer saber é como chegamos a essa situação nas contas do tesouro estadual e no Sergipe Previdência. Bom, algumas são de conhecimento público, como uso de fundos da previdência do Estado para obras públicas faraônicas e sem reposição de recurso aos cofres da previdência, ou de transações de empréstimos comprometendo parte do erário público com pagamento de parcelas, dentre outras questões.

Bom, no último texto publicado nesse espaço, questionamos sobre a revisão dos contratos de prestação de serviço do Estado. Ao que me parece o Governador não tratou desse assunto na Alese e nem sequer deu sinal verde para essa atitude. Compreendo essa atitude como mais uma forma de economia e correção de distorções, mas ao que me parece o governo tende a se esquivar dessa possibilidade, ao ponto de não tratar do assunto durante apresentação da situação fiscal pela qual passa o Estado de Sergipe aos delegados do povo sergipano.

Por enquanto, estamos a esperar que a máxima do “veio para resolver” se confirme na pratica, falar para agradar ou alcançar o objetivo é fácil, ainda se tratando de política e gestão pública, mas almejamos compromisso, qualidade e respeito ao cidadão e acima de tudo resolução.

Educação e sustentabilidade

O Colégio Resende realizou uma caminhada pelas ruas de Nossa Senhora da Glória no dia Mundial da Água, dia 22 de março, um exemplo de instituição que visa contribuir com o crescimento de cidadãos comprometidos com as causas ambientais e de saber sobre a importância da preservação dos nossos mananciais. Parabéns a todos que fazem o Colégio Rezende!

Professor de luta

Os vereadores do município sertanejo de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, apreciaram e aprovaram na última quinta-feira, 21, um projeto de lei que cria uma escola municipal com o nome do Professor Valmir do Sintese, como era conhecido popularmente na cidade. Após colocado em votação pelo presidente da casa, Astrogildo Soares da Costa, mais conhecido como Astrogildo da Saúde, o projeto teve aprovação de todos os parlamentares.

O Professor Valmir era bem conhecido dos glorienses, por suas lutas sociais por uma educação de qualidade e de valorização dos profissionais da área. Além disso, o docente tinha reconhecimento dos seus alunos em sala de aula e era referência para as lideranças sociais de outros municípios da região sertaneja.

Câmara de Nossa Senhora da Glória

A casa legislativa do município sertanejo, Nossa Senhora da Glória, tem se destacado com suas ações e ideias inovadoras de gestão, uma postura firme do presidente da casa, Astrogildo Soares da Costa, conhecido popularmente como Astrogildo da Saúde. O mesmo tem mostrado capacidade de gestão, comprometimento e zelo com a coisa pública. Um exemplo em dias atuais em que a classe política tem estado tão desacreditada!

Um parlamento forte e coerente

É assim como tem se comportado o mais novo egresso da Alese (Assembleia Legislativa de Sergipe), o deputado Iran Barbosa. Todas as ações, discursos e eventos dos quais participa como representante do parlamento reafirma a coerência ideológica de seu mandato, que por sinal, tem estado presente em todos os espaços, uma legislatura presente.

Bruno Balbino é graduado em Jornalismo e colunista colaborador do Hora News.

Leia também:

Feito cego em tiroteio

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */