Sergipe alcança a vergonhosa liderança no número de mortes por Covid no Brasil

Sergipe alcançou, pela primeira vez, a liderança no ranking dos estados com mais mortes por Covid-19 no Brasil. O estado é o primeiro colocado em mortes por milhão de habitantes pela doença. A revelação está numa pesquisa feita por professores de diversos departamentos acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Os dados mostram que os nossos governantes estão deixando a desejar no combate à pandemia, mas a população também não fica de fora dessa responsabilidade. Os governos estaduais e municipais, com as raríssimas exceções, não equiparam corretamente os hospitais e nem qualificaram os profissionais de saúde para lidar com a doença, além da lentidão no processo de vacinação da população, mas principalmente na tardia aquisição de vacinas pelo governo federal. E a população, por sua vez, não tem colaborado com as medidas de restrição. 

Isso mostra que as pessoas precisam entender que ainda estamos em pandemia, que todos precisam usar a máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e evitar aglomerações. Já o governo do estado precisa acelerar o processo de vacinação em massa da população, o mais rápido possível, com a chegada dos novos imunizantes, para que assim possamos sair desta estatística que nos envergonha.

Somente neste final de semana, sábado e domingo, foram registrados 2.791 casos de Covid-19 e 43 mortes pela doença. Números que não caem e nos assustam a todo instante, pois a próxima vítima pode ser qualquer um de nós.

Um estado pequeno como Sergipe deveria ser modelo, exemplo de boas práticas em todas as áreas. Tinha tudo para ser a Suíça brasileira, mas infelizmente não é isso que vemos. Que todos se cuidem antes que seja tarde demais.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */