Na tarde desta quinta-feira, 5, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou de um encontro com representantes da agricultura familiar de Sergipe e o ministro da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. O evento ocorreu na sede da Superintendência Federal da Agricultura e Pecuária em Sergipe, localizada em Aracaju, e contou com a presença do deputado federal João Daniel e diversas lideranças de movimentos sociais ligados a questões agrárias.
Durante encontro, Carvalho destacou os desafios enfrentados pelos pequenos produtores no estado e a importância de políticas públicas eficazes para fortalecer o setor. “É uma honra para a gente receber o ministro Paulo Teixeira em nosso estado. Nós temos alguns problemas que precisam de soluções criativas e de investimentos, que não são muitos, mas que vão melhorar e mudar a vida de assentados e de produtores da agricultura familiar que têm sido espremidos por interesses individuais e empresariais específicos”, afirmou o senador.
Carvalho também chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas por pequenos pecuaristas, citando o impacto do fechamento de matadouros. “Os pequenos produtores de gado de corte, por exemplo, não conseguem mais sobreviver nesta atividade. Por isso, eles gastam o dobro para transportar. Com o fechamento dos matadouros, sem construir uma solução para esses pequenos produtores, acabaram com a atividade produtiva e comercial de pelo menos 10 mil famílias”, ressaltou.
Além disso, o senador destacou o declínio das pequenas indústrias e laticínios, especialmente na região do sertão, enfatizando a falta de alternativas para os produtores locais. “Os pequenos laticínios estão se extinguindo. Isso significa que todo o leite passa a ser adquirido, comprado e é definido o preço pelos grandes laticínios instalados nessa região”, comentou.
A citricultura também foi um ponto de preocupação levantado por Rogério Carvalho. “Nós temos duas fábricas de suco e não temos nenhuma cooperativa de produtores cítricos com capacidade de processar a sua própria fruta. Portanto, os pequenos produtores estão abandonando a atividade de produção”, lamentou.
“Desse jeito, nós vamos ter um campo pobre, que vai continuar pobre e que não vai mudar a sua condição de vida. Não é possível ampliar a renda das famílias se não houver crédito, se não houver articulação dos diversos setores”, argumentou.
Carvalho finalizou seu discurso destacando a presença do ministro Paulo Teixeira e pediu um redirecionamento das políticas públicas no estado de Sergipe. “É muito importante a sua presença aqui, ministro, porque esse estado carece de fato de um redirecionamento na sua política. Acho que nós precisamos pensar, sermos inovadores, termos crédito e organizar esses segmentos todos de modo que a gente possa mudar a vida de quem vive nessa área”, concluiu.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Janaína Santos
Comente