O senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou, na tarde desta quarta-feira, 03, de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Aracaju onde foi discutido sobre a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Sergipe no bairro Cidade Nova, na zona norte da capital.
O debate público, organizado pelo vereador Camilo Daniel (PT/SE), contou com a presença do deputado federal João Daniel (PT/SE), da reitora do IFS, Ruth Sales Gama, da professora e ex-deputada estadual, professora Ana Lúcia, da pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Candisse Carvalho, e de representantes de diversas entidades estudantis e e movimentos sociais.
Na oportunidade, o senador Rogério Carvalho também se comprometeu em levar à pauta ao Ministro da Educação, Camilo Santana, e lutar para que a unidade do IFS seja implantada na zona norte de Aracaju. “Estamos falando de uma unidade educacional que irá levar capacitação profissional e formação superior a uma área muito importante, e carente, da nossa capital. Por isso, contem conosco nessa luta”, ressaltou.
“Entendemos que sem luta e reivindicação não há desenvolvimento e progresso, por essa razão essa luta também é nossa. Transporte precisa ser gratuito para os estudantes”, acrescentou.
Necessidade dos estudantes
O tema debatido na audiência, de acordo com a vice-presidenta da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Paola Souza, é uma necessidade urgente não apenas da comunidade educacional, mas de toda a sociedade. “Por isso, seguimos na luta pela expansão dos institutos federais, especialmente em bairros periféricos, visando uma nova perspectiva educacional, acessível e de qualidade para os estudantes e trabalhadores”, disse.
“Mas precisamos reforçar que a falta de transporte adequado também afeta a frequência escolar, levando muitos a abandonar os estudos e a expansão dos institutos resolveria esse problema, proporcionando educação pública próxima e gratuita”, complementou.
Reivindicação justa
O vereador Camilo Daniel, autor do requerimento da audiência pública, enfatizou a importância da implantação da unidade do IFS na zona norte de Aracaju, destacando que essa demanda é justa e necessária para a comunidade local. Ele ressaltou, ainda, que há muito tempo as comunidades têm solicitado essa iniciativa, fator que, em sua visão, levanta a perspectiva de que o Instituto Federal de Sergipe seria altamente benéfico para essa região em particular.
“Essa é uma reivindicação justa, pois a Zona Norte da cidade necessita disso e, felizmente, a gente tem comunidades que solicitam por isso há muito tempo. Essas reivindicações, portanto, levaram a provocação de que o Instituto Federal de Sergipe seria muito bem-vindo nessa região”, destacou.
”O PT sempre defenderá os direitos da população”
Referência na luta histórica em defesa da educação e dos direitos da população, a ex-deputada estadual professora Ana Lúcia ressaltou que “essa sempre será uma das prioridades do Partido dos Trabalhadores, porque esses são os direitos fundamentais e são direitos da população para que tenham uma vida digna.”
“Nós precisamos, neste momento, priorizar esses direitos, porque isso significa gerar novas possibilidades e a discussão da possibilidade da implantação do Instituto Federal de Educação na Zona Norte de Aracaju, que tem uma demanda muito grande, além de atender os bairros como Lamarão, Soledade, Cidade Nova e Japãozinho, também pode atender a juventude que vem de Socorro, tanto do Marcos Freire quanto do João Alves, já que ali fica um ponto central”, afirmou.
Deste modo, a professora reiterou que, além de possibilitar o ensino médio, ele “oferece ensino profissionalizante de qualidade e faz com que o jovem tenha confiança”. “Ele realmente será inserido na vida social e no exercício profissional. Essa é a nossa expectativa, e com certeza é o PT que muda a vida da população sergipana e do Brasil”, concluiu.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Janaína Santos
Comente