Senador Rogério Carvalho destaca importância da convocação de especialistas à CPI da Braskem após aprovação de requerimentos

Nesta quarta-feira, 28, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) comentou a aprovação dos requerimentos apresentados por ele na CPI da Braskem, ressaltando a relevância do trabalho investigativo do colegiado. Em sua fala, o senador trouxe à memória outros desastres ambientais no Brasil, como os ocorridos em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, destacando a tragédia recente que afetou a população de Maceió.

“Lembro aqui duas catástrofes recentes ocorridas no Brasil, ambas em Minas Gerais, provocadas pela mineração: a de Mariana, que arrastou 350 casas e causou 19 mortes em 2015; e a de Brumadinho, que matou 270 brasileiros e brasileiras em 2019. Desta vez, temos uma tragédia que se abateu sobre a população de Maceió, igualmente em razão da atividade de mineração”, afirmou o senador.

Como relator da CPI, Carvalho expressou sua preocupação em esclarecer os aspectos ambientais que culminaram na tragédia de Maceió.

“Neste momento, cabe a nós, segundo o requerimento que deu origem a esta CPI, investigar os efeitos da responsabilidade jurídica socioambiental da empresa Braskem S.A. no caso de Maceió e de todas as empresas que, anteriormente ou em conjunto com a Braskem, tiveram ação direta ou indireta na exploração e produção do minério extraído dessa região”, ressaltou.

O senador enfatizou, ainda, a importância de uma investigação isenta e comprometida com a busca por respostas.

“Essa missão é nossa e não vamos nos desviar. Não podemos e não devemos assumir culpabilidades pré-estabelecidas aqui. Com os poderes que a CPI possui, iremos investigar e somente depois apresentar as conclusões a este colegiado e, especialmente, à sociedade brasileira”, destacou.

Carvalho também anunciou os passos seguintes da CPI, informando que na próxima semana serão ouvidos os primeiros depoimentos.

“Hoje, aprovamos requerimentos de convocação, dando início a um importante capítulo. Três renomados professores da Universidade Federal de Alagoas serão ouvidos na próxima terça-feira, dia 05. Já quarta-feira, 06, ouviremos o presidente e diretor da Braskem e diretor-geral da Agência Nacional de Mineração”, anunciou.

O senador finalizou reiterando o compromisso da CPI em trazer à tona tudo que ocorreu na tragédia ambiental em Maceió, com foco na responsabilização dos envolvidos e esclarecimentos reais à população.

“Estamos prontos para investigar, esclarecer e buscar respostas”, concluiu.





Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Daniel Gomes

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */