O senador Rogério Carvalho (PT-SE) comemorou, nesta segunda-feira, 16, o anúncio de uma revisão positiva no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, após a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2024.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB subiu 1,4% em relação ao primeiro trimestre, superando as expectativas do mercado financeiro. Na comparação com o segundo trimestre de 2023, o crescimento foi ainda mais expressivo, registrando uma alta de 3,3%.
Esse resultado, de acordo com Carvalho, marca um “momento muito positivo e necessário para a economia brasileira, reflexo direto da política econômica eficaz implementada pelo presidente Lula e sua equipe”.
“Esses números não são apenas estatísticas. Eles representam a recuperação do poder de compra das famílias, a geração de empregos e a retomada de investimentos no país”, destacou.
O parlamentar também comemorou a manutenção das projeções para os próximos anos, em que os dados divulgados revelam que, para 2025, a expectativa do mercado financeiro permanece em 1,9%, enquanto para 2026 e 2027, a previsão é de uma expansão de 2% ao ano.
“Essa continuidade no crescimento aponta para um cenário de maior estabilidade e previsibilidade econômica, fundamentais para atrair novos investimentos e garantir o desenvolvimento sustentável do país”, disse Rogério.
“Graças ao presidente Lula, nossa economia está voltando a crescer”
Outro dado celebrado por Rogério Carvalho foi o crescimento de 2,9% da economia brasileira em 2023, com o PIB atingindo o valor total de R$ 10,9 trilhões, também conforme o IBGE.
“Em 2022, já havíamos alcançado um crescimento de 3%, e seguimos em pleno crescimento este ano. Esses números comprovam a eficiência das políticas públicas do Governo Federal, que têm sido fundamentais para a retomada do crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o senador.
Carvalho reforçou, ainda, que os resultados econômicos são fruto de um planejamento cuidadoso e de “medidas responsáveis, que priorizam o desenvolvimento social, sem abrir mão do equilíbrio fiscal”.
“Este é o caminho que o Brasil precisa trilhar: crescimento com inclusão, justiça social e responsabilidade fiscal. A gestão do presidente Lula tem demonstrado que isso é possível”, concluiu o senador.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Janaína Santos
Comente