Saúde alerta para a suspensão do uso do Cordaptive

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta consumidores, profissionais de saúde, médicos, farmácias, distribuidoras de medicamentos e Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sobre a nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que suspende a venda e o uso do medicamento Cordaptive.

O Cordaptive (ácido nicotínico/laropipranto) é usado para diminuir a possibilidade de recorrência de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). “Foi realizado um estudo para comprovar a real eficiência do medicamento e evidenciou-se que ele não estava evitando o IAM, pois pacientes que faziam uso dele estavam tendo infarto”, explicou Elisdete Maria Santos de Jesus, gerente de medicamentos da Vigilância Sanitária da SES (Divisa).

Os pacientes que fazem uso do Cordaptive devem procurar o quanto antes seu médico para que o tratamento seja revisado. “Os médicos devem parar de prescrever o medicamento imediatamente e buscar alternativas para os pacientes. A ANVISA pediu ao fabricante que enviasse carta aos médicos explicando detalhes do estudo que condenou o medicamento”, alertou Elisdete Maria Santos de Jesus.

Ao receber o comunicado da ANVISA, a Divisa passou um alerta para as Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sergipanos quanto à determinação do órgão regulador federal. “As farmácias e distribuidoras de medicamentos devem devolvê-los aos laboratórios. O consumidor que presenciar a venda pode denunciar o estabelecimento para a Vigilância Sanitária do seu município ou na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800-286-3000”, disse a gerente de medicamentos.

 

 

 

 

Da Ascom/SES

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */