Rogério Carvalho sugere que Senado Federal investigue estadia de Bolsonaro em Embaixada da Hungria

Nesta terça-feira, 26, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) fez comentários contundentes sobre a recente repercussão envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que passou duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, entre os dias 12 e 14 de fevereiro. A informação foi divulgada pelo jornal “The New York Times” na última segunda-feira, dia 25.

Carvalho não poupou críticas à atitude de Bolsonaro, destacando que a estadia na embaixada levanta sérias questões sobre a integridade do estado democrático de direito no país.

“Quando uma pessoa, um ex-presidente ou um político está sob investigação, e não é qualquer investigação, é uma investigação contra o estado democrático de direito, e é uma investigação que aponta o ex-presidente Bolsonaro como mentor de uma tentativa de golpe no Brasil, busca refúgio e se hospeda numa embaixada, esse fato levanta muitas suspeitas”, afirmou.

O parlamentar enfatizou, ainda, a necessidade de uma investigação rigorosa sobre o caso, questionando quem concedeu abrigo ao ex-presidente e quais foram os motivos por trás dessa decisão.

“Essas suspeições precisam ser aprofundadas com quem deu abrigo, um tese, dar abrigo ou ter uma conversa no sentido de tê-lo como refugiado ou recebê-lo no país como exilado, em função de um crime que ele cometeu aqui”, declarou.

Além disso, Carvalho também questionou a postura de Bolsonaro ao buscar refúgio em uma embaixada estrangeira, ressaltando que isso demonstra uma falta de compromisso com a transparência e responsabilidade pública.

“Essa tentativa de evitar o sistema de justiça brasileiro, enquanto enfrenta sérias investigações criminais, levanta preocupações sobre o que ele estaria planejando dessa vez para escapar das acusações que pairam sobre ele”, alertou.

Por fim, Rogério Carvalho reiterou a importância de uma investigação completa por parte do Senado Federal, enfatizando a necessidade de proteger os pilares fundamentais da democracia brasileira.

“É preciso que o Senado investigue e apure essa questão. Não podemos deixar passar nada do que esteve por trás da tentativa de golpe em 2022 e em 8 de janeiro de 2023, pois enquanto o Brasil não levar a sério a democracia”, reforçou.

“Enquanto o Brasil não punir àqueles que atentam contra nossa democracia e o Estado democrático de direito, não teremos uma democracia e instituições realmente fortes e vigorosas para resistir a outros atentados que certamente enfrentaremos ao longo da história contra nossa democracia”, concluiu.



Por Assessoria de Imprensa
Foto: Daniel Gomes

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */