Na tarde desta terça-feira, 05, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) se reuniu com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, para discutir a liberação de investimentos para a saúde em Sergipe, com especial atenção para a área da oncologia.
Segundo Carvalho, o descaso enfrentado pelos pacientes oncológicos sergipanos tem sido objeto de constantes denúncias, fator que despertou a necessidade de busca por soluções urgentes para os sergipanos e sergipanas.
Durante encontro, o senador Rogério demonstrou seu comprometimento inabalável com o tema, destacando sua forte atuação em defesa do tema.
“Como representante do povo sergipano, tenho a obrigação de trabalhar incansavelmente para garantir acesso adequado a tratamentos e cuidados de saúde para todos os cidadãos do meu estado”, afirmou.
“É inadmissível que o atendimento à saúde em nosso estado continue operando da mesma maneira e com as mesmas estruturas que criamos quando estivemos à frente da Secretaria de Saúde, há mais de 15 anos. Tudo que existe hoje em nosso estado é fruto do nosso trabalho, sem nenhuma evolução. A Saúde em Sergipe parou no tempo”, acrescentou.
O desabado do senador, nesse sentido, revela uma preocupação legítima diante do aumento da população do estado, indicando a necessidade urgente de investimentos na saúde pública para atender às crescentes demandas da população.
“Por isso estamos lutando, aqui no Senado Federal, para buscar ajudar a nossa população, seja através de emendas, investimentos em infraestrutura ou programas sociais que promovam o bem-estar e o desenvolvimento de todos os cidadãos, porque do jeito que está não dá para ficar”, frisou.
São Cristóvão
Além disso, durante o encontro, o senador mediou um diálogo entre o secretário Helvécio Magalhães e o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, juntamente com a secretária municipal de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Góes. O objetivo foi discutir o credenciamento da Unidade de Pronto-Atendimento do município, bem como buscar investimentos gerais na área da saúde local.
Nesse aspecto, Carvalho comentou que os municípios sergipanos vêm enfrentando grandes desafios, a exemplo do combate à mortalidade infantil e síndromes sazonais, além de surtos de como a dengue, zika e chikungunya, devido à falta de recursos, infraestrutura precária e acesso limitado aos serviços de saúde.
Por essa razão, na reunião, ele defendeu a ampliação de investimentos na saúde local, ressaltando a necessidade do credenciamento da UPA de São Cristóvão, com foco na “ampliação do atendimento da população, além da capacitação de profissionais e conscientização da população sobre medidas preventivas”.
“Nossa missão é trabalhar em favor do bem-estar e da qualidade de vida dos sergipanos e sergipanas, buscando ações que impactam positivamente à saúde pública em todas as esferas do nosso estado”, concluiu o senador.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Daniel Gomes
Comente