Na manhã desta quinta-feira, 12, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) recebeu em seu gabinete, em Brasília, representantes do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (COREN/SE).
A pauta em discussão foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2024, que prevê a redução da jornada semanal dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras de 44 para 30 horas semanais.
A reunião contou com as presenças do conselheiro federal do COFEN, Conrado Marques, e os representantes do COREN/SE, o presidente, Marcel Azevedo e o conselheiro regional, Allan Dantas.
Durante o encontro, os conselheiros destacaram a importância da PEC para preservar a saúde física e mental dos profissionais da enfermagem, que enfrentam situações de alta complexidade em ambientes considerados insalubres. Rogério Carvalho reafirmou seu apoio à medida com os representantes da classe da enfermagem, ressaltando que a redução da carga horária é fundamental para garantir melhores condições de trabalho à categoria.
“Além de senador, sou médico, e compreendo profundamente os desafios da classe desses profissionais. Essa redução da jornada não é só uma questão de saúde física e mental, mas, também, de justiça e de valorização desses enfermeiros e enfermeiras que são essenciais para a continuidade de um sistema de saúde forte em nosso país”, afirmou Carvalho.
Carvalho enfatizou, ainda, os benefícios para os pacientes, destacando que “profissionais menos sobrecarregados podem oferecer um atendimento mais seguro e eficiente para os cidadãos”.
“Proporcionar qualidade de vida aos trabalhadores é imprescindível. Profissionais fatigados, física e mentalmente, têm maior risco de erros nos atendimentos. A eficiência do sistema de saúde e a segurança dos pacientes dependem de profissionais valorizados e menos sobrecarregados. Seguiremos lutando por mais respeito e dignidade para a enfermagem, mas também para todas e todos os trabalhadores brasileiros em seus respectivos ambientes de trabalho.”, concluiu.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Daniel Gomes
Comente