Um fim de tarde emocionante para todos os sergipanos e sergipanas marcou o lançamento do livro “Professora Ana Lúcia: trajetória de uma intelectual orgânica”, que relata a história política e social da educadora e ex-deputada estadual, Ana Lúcia em Sergipe.
O evento, realizado nesta sexta-feira, 1º, na Praça Tobias Barreto, em Aracaju, contou com a presença do senador Rogério Carvalho (PT/SE), que iniciou seu discurso destacando a importância de ter e defender causas, uma das principais singularidades da professora.
“O mundo, de uma maneira geral, está vivendo em função da superficialidade. Tudo está na superfície e dificilmente vemos um debate mais profundo, mais difundido, sobre qualquer tema. É sempre uma opinião vazia, desprovida de alguma construção teórica, histórica, ou de uma reflexão mais apurada sobre os temas”, ressaltou o senador.
Ao abordar a atualidade, o senador lamentou a falta de aprofundamento nos debates e a tendência das pessoas de abandonarem as causas para seguir outras pessoas. Ele destacou o compromisso histórico dos verdadeiros militantes com a transformação e o processo civilizatório, enfatizando que Ana Lúcia é uma figura que personifica essa dedicação.
“Quem é militante tem compromisso histórico com a transformação e o processo civilizatório, não defende só uma causa. Defende todas as causas que podem mudar a vida das pessoas. Isso faz a diferença entre quem é de esquerda e quem não é de esquerda. A diferença não está no rótulo, ela está na essência de como explicamos os fatos que estão diante de nós. E a professora Ana Lúcia é de todas as causas”, afirmou o senador.
Carvalho destacou, ainda, a presença constante da professora Ana Lúcia em diversas frentes de luta, desde a defesa da justiça social até a proteção da dignidade humana. Ele ressaltou que Ana Lúcia construiu um legado para todos, dedicando sua vida à defesa de causas que tornam a sociedade mais justa e civilizada.
“Ela é uma pessoa que dedicou a sua vida a causas que tornam o mundo mais civilizado. Viva Ana Lúcia! Viva o legado que ela nos traz e que nos empresta com a sua construção de vida. Porque a construção histórica é, na essência, a construção de vida de cada um de nós, que tem como ganho na vida deixar a nossa contribuição na história”, concluiu o senador.
O livro “Professora Ana Lúcia: trajetória de uma intelectual orgânica” foi idealizado há três anos por Evanilson Tavares de França e um grupo de professores, e destaca a atuação da educadora no campo sindical, social e cultural de Sergipe, reconhecendo-a como uma figura fundamental para o estado e para o Brasil.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Janaína Santos
Comente