Nesta quinta-feira, 29 , o senador Rogério Carvalho (PT/SE) ressaltou a importância da realização de um evento voltado para jornalistas, estudantes de jornalismo e historiadores, com o objetivo de discutir o papel do Senado ao longo de seus 200 anos de história. O Colóquio sobre o tema está marcado para acontecer na próxima segunda-feira, dia 04 de março, no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, no Senado Federal, em Brasília.
Carvalho explicou que o evento visa apresentar o papel fundamental do Senado Federal ao longo da história do Brasil, desde o período do Primeiro Império até os dias atuais.
“A ideia é que possamos apresentar um pouco do que é o Senado Federal, o que representou para a história do Brasil até este momento, a instituição mais antiga brasileira em funcionamento. São duzentos anos de história, portanto, é a única que persiste desde o período do Primeiro Império até hoje”, pontuou.
Além disso, o senador destacou a programação especial em comemoração aos duzentos anos do Senado, que inclui a produção de um documentário e uma série, um docudrama, voltados para o grande público. Também está previsto um seminário sobre democracia e a influência da tecnologia no final do mês.
“Temos atividades mais institucionais e restritas, devido ao formato, mas também teremos um docudrama em produção, com seis ou sete capítulos, que será exibido pela TV Cultura e poderá ser veiculado por qualquer canal aberto ou por assinatura que deseje apresentá-lo. Este docudrama abordará a história do Senado ao longo dos duzentos anos e seu papel na formação do Brasil que conhecemos hoje”, afirmou Carvalho.
Papel do Senado Federal
O senador enfatizou, ainda, o papel do Senado na representação do Brasil Continental, ressaltando que sua atuação contribuiu significativamente para a atualização da representação dos entes federados ao longo do tempo e para a conformação do território nacional.
“A representação do Brasil Continental se deve em grande parte ao papel do Senado da República, que atualizou a representação dos entes federados ao longo do tempo.”, destacou.
“A forma de escolha dos representantes mudou, mas o papel do Senado como agente de conformação e agregação para a extensão territorial do Brasil permaneceu constante”, concluiu.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Daniel Gomes
Comente