O senador Rogério Carvalho (PT) denunciou nesta quinta-feira (12) o Governo de Sergipe por desrespeito aos quilombolas ao transformar o histórico Centro de Criatividade em um espaço para área de tecnologia e empreendedorismo.
De acordo com o senador, o Centro de Criatividade faz parte do segundo quilombo urbano do Brasil, a Maloca, que precisaria ser ouvida antes pelo governo, segundo a legislação vigente .
“Centro de Criatividade foi entregue pelo Governo do Estado para virar um espaço voltado para tecnologia e empreendedorismo. A grande questão é que, por lei, o equipamento faz parte do segundo quilombo urbano do país, a Maloca, e a comunidade precisa ser informada e precisa ser ouvida. Descumprir essa determinação é promover um apagamento da cultura negra em nosso território”, lamenta o senador.
Rogério Carvalho lembra que enquanto o governo federal combate o racismo e fortalece a luta pelos territórios quilombolas, o Governo de Sergipe entra na contramão da história.
“A luta antirracista e pelo direito aos territórios ganha força no governo Lula. Na contramão, o governo de Sergipe faz cessão do Centro de Criatividade, terreno quilombola, sem qualquer explicação. Por lei, deveria haver uma consulta pública”, salienta o senador, afirmando que vai intervir para evitar que a decisão do governador Fábio Mitidieri seja concretizada. “Vamos intervir e impedir tais medidas tiranas”, conclui.
Por Redação
Foto: Janaina Santos
Comente