O senador Rogério Carvalho (PT/SE) comentou, durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira, 16, a aprovação do projeto de lei (PL) 1.855/2019, que obriga os planos de saúde a cobrir o teste sorológico para zika vírus em pessoas gestantes. O Projeto segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O PL, com texto do senador Weverton (PDT-MA), busca alterar a Lei 9.656, de 1998, sobre planos de saúde privados para que haja uma maior amplitude no cuidado das pessoas gestantes, sobretudo para evitar que o vírus, que acarretou em mais de 5 mil casos suspeitos de microcefalia entre os anos de 2015 e 2016, volte a atingir o país.
Para Carvalho, a matéria é de extrema importância “tendo em vista que, no ano que nós tivemos a epidemia de zika vírus, houve uma redução considerável da natalidade no Brasil pelo pavor que essa doença causou em toda a sociedade”. “Mas é importante também registrar que a Anvisa já incluiu no rol obrigatório dos planos a sorologia para diagnóstico do zika vírus”, pontuou.
“Não podemos incorrer no erro de começar a fazer segregação positiva, ou seja, se não tiver em lei, a Anvisa ou os planos não cobrem. Então precisamos fazer esse reforço e reafirmar a importância dessa medida para proteger pessoas gestantes e crianças”, completou.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Daniel Gomes
Comente