Nesta quarta-feira (01), após a solenidade de posse, ocorreu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju, para o biênio 2025/2026.
Os vereadores eleitos na Mesa foram: Ricardo Vasconcelos, reeleito para o cargo de presidente da Casa; Pastor Diego, para o cargo de vice-presidente; Sargento Byron como primeiro secretário; Joaquim da Janelinha, como segundo secretário, e Moana Valadares, como terceira secretária.
Apenas uma chapa foi registrada. O vereador Breno Garibalde conduziu a eleição, por ter sido o segundo vereador mais votado.
Somente os vereadores Iran Barbosa e Sônia Meire se absteram da votação e justificaram o voto.
“Acompanho o trabalho de Ricardo na Casa. Porém, eu tenho diversas divergências ideológicas com outros representantes dessa chapa”, disse Iran.
“A Mesa não é gerenciada somente pelo presidente. Nesse momento, as disputas ideológicas têm feito que tomemos posições mais radicalizadas. Nosso voto será de abstenção, com todo respeito ao vereador Ricardo Vasconcelos e a todos que comporão a Mesa”, afirmou Sônia.
De acordo com o Regimento Interno da CMA, a Mesa Diretora é um órgão da Casa Legislativa, que compete a representação do Poder e o exercício das funções diretiva, executiva e disciplinar dos trabalhos legislativos.
Além disso, cabe à Mesa Diretora tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos; propor, privativamente, ao Plenário a aprovação do regulamento de seus serviços e promulgar Emendas à Lei Orgânica Municipal, Decretos Legislativos e Resoluções da Câmara Municipal de Aracaju.
Por Camila Farias
Foto: Gilton Rosas
Comente