O Jornalismo profissional exige responsabilidade, ética e compromisso com a verdade, acima de qualquer coisa. E o Jornalismo praticado pelo Hora News tem compromisso com a liberdade de expressão, mas principalmente com a verdade dos fatos. Sendo assim, seguindo as orientações das entidades de classe do Jornalismo: Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (SINDIJOR), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a direção editorial do Hora News, jornal digital que detém de seus leitores credibilidade e respeito por seu trabalho sério, ético, responsável e profissional, decidiu que a partir de agora só aceitará releases de assessorias de imprensa desde que contenham o nome do jornalista responsável pela produção da matéria, bem como o número do seu registro profissional de jornalista.
A medida adotada pelo Hora News serve para eliminar a possibilidade de publicação de matéria com conteúdo não verdadeiro, as chamadas fake news, visto que o Hora News tem detectado releases enviados a esta redação por pessoas não jornalistas, que para credibilizar a “matéria jornalística” se passam por assessores de imprensa para muitas vezes espalhar inverdades.
Vale ressaltar que o Código de Ética do Jornalismo, em seu Art. 2º, incisos I e II, salienta que “a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação”, e que “a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público”.
Portanto, em respeito ao seu leitor, aos jornalistas profissionais (diplomados) e ao valioso trabalho dos assessores de imprensa, o Hora News só aceitará releases acompanhados do nome do jornalista e seu respectivo registro profissional para efeito de publicação neste portal de notícias.
À Direção
Foto: Via News/Divulgação
Comente