Radialista divulga áudio manipulado com fala de Lula para prejudicar Rogério Carvalho

Um aúdio divulgado na tarde desta segunda-feira (27) por um programa radiofônico na Rádio Jornal FM, que já circula nas redes sociais, com uma suposta crítica do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ao senador Rogério Carvalho (PT), pré-candidato a governador de Sergipe, tenta colocar em dúvida o apoio de Lula à pré-candidatura de Rogério.

“Não vai votar. Não vai votar porque o Rogério não toma iniciativa de acreditar na sua própria política, sabe. É preciso fazer uma alto crítica. Eu, sinceramente estou constrangido. Não adianta brigar… para ser candidato a governador de Sergipe”, diz a gravação veiculada.

Analisado pelo perito Pauly de Castro Lairito, engenheiro de aúdio formado nos Estados Unidos, o áudio com a fala do ex-presidente Lula é resultado de uma edição manipulada para passar uma informação inverídica à população sergipana e, com isso, prejudicar o pré-candidato petista ao governo.

“Em análise ao áudio da fala de Lula, pude identificar que ele foi gravado no dia 29 de janeiro de 2022, às 14h e 53 minutos. Na qualidade de 128kbps, o áudio fica bem detonado. Na minha interpretação, ele sofreu umas 3 inserções, aparece um ruído, ou seja, o local que foi gravado tinha outro tipo de ruído de fundo. Em 11 e 15s quando ele diz eu sinceramente… o áudio está modulando mais alto do que os anteriores, ou seja, provavelmente pegaram em alguma outra parte do programa. Em 14 e 17s ficou gritante, quando fala não adianta brigar”, explica o especialista, garantindo se tratar de uma montagem com várias falas de Lula em contextos diferentes.

O senador Rogério Carvalho lamentou a postura do veículo de comunicação em divulgar uma fake news, confundindo a opinião pública e prestando um desserviço à população.

A assessoria de imprensa do senador emitiu uma nota pública para esclarecer os fatos e afirmou que acionará os responsáveis na Justiça por divulgação de fake news, prática condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“A assessoria jurídica do pré-candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho, esclarece à sociedade que houve a divulgação de um áudio na Rádio Jornal FM, nesta segunda-feira, dia 27 de junho de 2022, que se trata de uma manipulação de falas em entrevistas do ex-presidente Lula, para transmitir informações falsas sobre o pré-candidato Rogério”, diz a nota, lamentando que a emissora de rádio divulgou uma informação falsa sem consultar o senador sobre a veracidade do áudio.

“Ao tomar conhecimento desta divulgação, que fora feita sem qualquer consulta à assessoria do pré-candidato, em relação à veracidade da informação, sendo constatado por especialistas de áudio que o mesmo foi dolosamente manipulado, se tratando de uma montagem grosseira, com vários cortes, sendo a fala do presidente Lula editada, e, portanto, o áudio é falso! Apesar disso, sem que houvesse uma checagem prévia, tão necessária em tempos de fake news, o áudio foi reproduzido em um veículo de comunicação de grande circulação em nosso Estado, e vem circulando em aplicativos de mensageria, como WhatsApp e Telegram”, critica a assessoria jurídica do senador, garantindo que as medidas judiciais já estão sendo adotadas.

“Uma ofensa não somente ao Senador Rogério Carvalho, quanto ao ex-presidente Lula. Além das medidas judiciais que já estão sendo encaminhadas, cabe trazer esse importante esclarecimento à sociedade sergipana”, conclui a nota.

O aúdio manipulado, segundo o perito Pauly de Castro Lairito, foi divulgado no programa Audiência Popular, comandado pelo radialista Paulo Roberto de Almeida, responsável por inserir o áudio no programa, que ele afirma ser exclusivo.

Apoio declarado de Lula à Rogério

Em ato realizado no sábado (18), em Aracaju, o ex-presidente Lula assumiu publicamente o apoio dele à pré-candidatura de Rogério Carvalho, prometendo retornar a Sergipe, após as convenções partidárias, para subir no palanque do senador.

“Eu sei que vai ter uma convenção oficial e eu sei que você vai ser indicado candidato a governador para disputar as eleições. Eu quero te dizer que eu vou voltar a Sergipe, não para um ato fechado, eu quero um ato aberto porque eu quero estar em cima do palanque. E eu vou vir aqui porque eu quero contribuir com o povo de Sergipe para que você possa, depois da convenção oficial, ser o governador desse estado para cuidar do povo”, discursou Lula ao lado de Rogério.




Por Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */