Quando um Papa morre na Páscoa!

Não sei o que isto significa para vocês, mas para mim , padre catequista por 60 anos, é simbólico.

Ele sabia! Foi lá dar a última palavra e a última benção no dia da Páscoa.

Para outras religiões PÁSCOA é passagem. Para nossos irmãos hebreus e israelitas era o dia da sua esperançosa e sofrida libertação.

Por 40 anos tinham atravessado o deserto enfrentado todos os perigos da travessia. Mas nunca mais voltariam à escravidão do Egito.

Com Moisés, sabiam que haveria outras escravidões. Não estava tudo concluído. Haveria outros desafios. Então a Páscoa para eles, era e é fundamental!

É dia de Libertação Continuada.

Para nós cristãos, católicos, ortodoxos e evangélicos também é dia do cordeiro imolado! Foi o dia em que Jesus venceu a morte e ressuscitou de madrugada!

Temos nossas diferenças, mas nisso somos iguais: é dia de LIBERTAÇÃO. Eu prego esta Teologia Bíblica que nada tem de marxista. Sem Libertação não há futuro!

Para o Papa que acaba de morrer, é dia não de luto, mas de despedida e de gratidão, e não só para os católicos. FRANCISCO BERGOGLIO mostrou-se um Papa totalmente Católico: veio para todos. ( kat holos)

A todos abrangeu. Cristãos, judeus, muçulmanos, incluiu todos. Discordava com gentileza, e sem odiar. Pedia perdão quando falhava. Não excluía ninguém, mesmo quando não concordava.

Ao dar seu último passeio pelo Vaticano ele sabia que estava se despedindo. E ao pedir que orassem por ele, ele sabia que estava começando sua PÁSCOA de dois meses de sofrimento. Ele sabia!

Jesus o chamou no dia da Páscoa! Nunca teve medo e não seria agora que teria.

Deu um “ciao , adio, hasta la vuelta, Good Bye, inté, e um “a gente se vê se Deus quiser!”

Quem tentou romper com ele perdeu. Quem ficou com ele venceu. Não haveria retorno ao passado saudosista.

Como com todos os sete Papas dos últimos 60 anos, viveu uma catequese continuada, sempre com as devidas correções, mas nunca foi uma volta ao passado!

O Papa Francisco Bergoglio descansou solenemente no dia da Ressurreição de Jesus. Que linda mensagem de um Papa que fez sua Páscoa no dia da Páscoa!

Para mim ele foi mais um santo que Deus me deu a graça de conhecer. Nossa Igreja teve muitos deles nesses 60 anos de Concílio. Afinal, somos a Igreja peregrina do Concílio, do diálogo e do pão repartido!

E Francisco Jorge Bergoglio foi mais um deles!

Continuou a mesma atualização desses últimos 20 séculos porque o Rio da Fé católica não corre para trás! Nas águas do Reino de Deus inaugurado por Jesus ainda não correm leite e mel. O mundo está longe de ser um paraíso de centro, de direita ou de esquerda. E os crentes ainda acham que Deus escolheu apenas ovelhas do seu cercado!..

O ancião de 88 anos que acaba de morrer deu mais um passo para a frente. Incluiu gente os go-el do nosso tempo. Go-el eram os que não pertenciam a nenhum grupo! Só tinham Deus por eles! Francisco de Buenos Aires tentou incluir todos.

Francisco de bons ares, abriu as portas da Igreja EM SAÍDA para que nossa Igreja não acabasse uma igreja SEM SAÍDA!

Mundo será melhor porque ele aceitou ser mais um dos Papas dos pobres, do ecumenismo e do diálogo entre os povos! Todos frutos do Concílio desses 60 anos de mudanças urgentes e necessárias!



José Fernandes de Oliveira, mais conhecido por Padre Zezinho, é sacerdote da Igreja Católica, cantor e compositor cristão.





Foto: Cláudio M/Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

Categorias

/* ]]> */