PT de Sergipe demonstra força e crescimento nas eleições de 2024, diz partido

Ao todo, o partido elegeu 6 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 58 vereadores nos municípios sergipanos.

As eleições municipais de 2024 representaram um marco importante para o crescimento do Partido dos Trabalhadores em todo o Brasil. No cenário nacional, a sigla registrou crescimento no número de prefeitos eleitos, passando de 183 para 248, além de ter garantido presença no segundo turno em 13 cidades, incluindo quatro capitais: Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá e Natal. O número de vereadores eleitos também subiu, de 2.668 para 3.118.

Em cidades entre 20 mil e 100 mil eleitores, o número de prefeitos eleitos do partido aumentou de 27 para 56. Já em cidades com até 20 mil eleitores, o PT também ampliou as vitórias, passando de 146 para 188 prefeitos. No total, o partido também elegeu 222 vices em chapas encabeçadas por candidatos de outras legendas.

Sergipe

No estado de Sergipe, seis prefeitos do PT foram eleitos por seus munícipes. Eles assumem o comando das cidades de Arauá, Cristinápolis, Maruim, Nossa Senhora de Lourdes, Salgado e Simão Dias. O Partido dos Trabalhadores também fez composições vitoriosas nas chapas como vice em outras cinco cidades: Canhoba, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha, são Cristóvão e Simão Dias.

No município de Nossa Senhora de Lourdes, o PT fez história ao romper com a hegemonia de uma tradicional família que dominava a política da região há mais de dez anos. O candidato Dr.Saulo Galeguinho venceu a eleição com 52,65% dos votos.

Além disso, o PT também elegeu 58 vereadores e vereadoras em 28 municípios sergipanos, tendo números expressivos em 5 cidades (Aquidabã, Cristinápolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes e Simão Dias) quando, em cada uma delas, o partido conseguiu emplacar 4 parlamentares nas respectivas câmaras municipais.

Em Aracaju, a candidata Candisse de Lula (PT) fez estreia ao concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo, e surpreendeu nas urnas ao alcançar expressivos 28.049 votos. Candisse ultrapassou os 16.769 votos da candidata e delegada de polícia do MDB, Danielle Garcia, que viveu ascensão eleitoral em 2020 ao passar para o segundo turno para nas eleições da capital sergipana. Lembrando que Danielle tinha recall eleitoral, pois também já havia sido candidata ao Senado Federal – quando obteve 72 mil votos – e atualmente ocupava cargo de secretária de Políticas Públicas para as Mulheres no Governo do Estado.

O senador Rogério Carvalho comemorou os resultados obtidos pelo PT e ressaltou a força do partido em todo estado, reiterando que isso comprova o trabalho de base que vem sendo executado. Ele destacou, ainda, que o” PT está mais forte do que nunca, defendendo a inclusão social, a democracia e os direitos dos trabalhadores, como sempre fez ao longo de sua história”.

“O fortalecimento do PT em Sergipe demonstra a relevância do trabalho de base e o compromisso do partido com as pautas históricas da inclusão social e defesa da democracia. Essa nossa posição estabelecida é reflexo de uma mobilização contínua em prol dos direitos dos trabalhadores, reforçando o papel do PT como uma força política essencial no cenário estadual e nacional”, destacou.




Por Assessoria de Imprensa
Foto: Janaína Santos

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */