Projeto de Mobilidade Urbana é apresentado

Comerciantes do Centro de Aracaju estiveram reunidos na noite desta sexta-feira, 15, no auditório do Banese, atentos à apresentação do novo Plano de Mobilidade Urbana feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Edvaldo relembrou que há 20 dias recebeu uma comissão dos lojistas para debater alguns problemas que passaram a existir na região após a mudança do trânsito e que a proposta apresentada nessa noite visava justamente diminuir os problemas gerados.

Segundo o prefeito, o trânsito melhorou bastante na região após a proibição de estacionamento nas ruas próximas ao calçadão. “Sabemos que tiramos dali por volta de 350 vagas de estacionamento, porém a mudança traz aspectos positivos e negativos, era necessário fazer aquilo para que o trânsito funcionasse melhor na região”, explicou.

O prefeito disse estar procurando soluções e apresentou algumas para apreciação dos lojistas. Umas das idéias é a de criar bolsões de estacionamento, seriam três espaços grandes, que juntos somariam 1409 vagas. Além dos bolsões, dois ônibus especiais estariam fazendo o transporte das pessoas do estacionamento até alguns pontos do centro da cidade.

“Temos um projeto de bolsões de estacionamento que ficariam próximos ao mercado central, são três bolsões que ao todo vão gerar 1409 vagas, além da idéia de um ônibus itinerante que levará os consumidores do estacionamento até vários pontos no centro. O ticket do estacionamento dá direito à entrada no ônibus”, explicou o prefeito.

Além disso, outra solução ainda é o uso dos parquímetros, segundo Edvaldo, as licitações estão abertas, mas até agora nenhuma empresa demonstrou real interesse.

Os lojistas aprovaram as soluções levantadas pela prefeitura, mas se preocupam com o problema a curto prazo. “Enquanto os estacionamentos não são construídos, temos que discutir questões mais práticas, não podemos mais perder clientes e datas importantes, já perdemos dia das mãe, dia dos namorados e agora vamos perder o São João?”, indaga Cléber Barros, comerciante.

Edvaldo deu a opção de o estacionamento em algumas ruas ser permitido, em alguns horários de menor movimento de trânsito. “Em alguns horários que não são tidos como horários de pico, os clientes poderiam voltar a estacionar em algumas ruas, mas isso seria medida paliativa enquanto não constroem os bolsões, temos que estudar o caso”, disse.

Samuel Shuster, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), propôs a idéia de serem criados incentivos para edifícios-garagem. A proposta foi bem aceita e o prefeito disse estar aberto a propostas por parte dos empresários para que a idéia possa ser posta em prática.

As propostas discutidas na noite desta sexta-feira, 15, serão posteriormente avaliadas pela prefeitura e novas reuniões devem ser marcadas com os dirigentes, para que seja revelado o que foi aprovado ou descartado.

Fonte: Infonet

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */