Procuradoria Eleitoral investiga sete candidaturas suspeitas de fraude

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE-SE) abriu procedimento investigativo sobre possíveis candidaturas fraudulentas em Sergipe. Até o momento sete pessoas que concorreram nas últimas eleições estão sendo investigadas, sendo que todas elas já foram ouvidas.

As sete mulheres que concorreram a uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe estão sendo investigadas por dois possíveis tipos de fraudes.

“A PRE investiga indícios de dois tipos de fraude: o primeiro é de candidatura laranja, com o uso de uma candidata que não faz campanha para repasse e desvio de recursos do fundo partidário. O segundo, de uma fraude articulada pelos próprios partidos, que, apesar de terem declarado repasses de recursos para as candidatas, os recursos não eram efetivamente repassados e permaneciam em poder das agremiações”, diz nota da Procuradoria Eleitoral enviada ao Hora News

As candidatas concorreram por três partidos: PSDB, MDB e PSB. As investigações continuam e caso fique comprovado que elas se passaram por laranjas para ajudar o partido a desviar recursos, tanto as candidatas como os partidos serão punidos de acordo com a lei eleitoral.

Já foram analisadas pela Procuradoria Regional Eleitoral as candidaturas de Ieda Suzana Walois Rodrigues Nascimento (PSDB), Alessandra Maia Vasconcelos Santos (PSDB), Vanessa Sotero da Silva (PSDB), Djane Montalvão da Luz (PSB), Jutailde Gomes Sá Barreto (PSB), Maria Izabel dos Santos Vieira (PSB) e Marleide Cristina dos Santos (MDB).

Essas candidaturas são consideradas suspeitas por que a votação de cada uma foi inexpressiva, o que despertou os procuradores eleitorais a investigá-las.

A Procuradoria da República em Sergipe salienta que até o momento não há comprovação de candidaturas laranjas em Sergipe, mas não descarta que até a conclusão da investigação se comprove a medida fraudulenta.  

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */