Eles acham que sabem o suficiente para falar do Céu e do Inferno e do Pecado com certeza absoluta. Pregam como Sibilas. É aquilo e só aquilo e não pode ser diferente!
Filosofia, Teologia, História, Sociologia e Psicologia, Ética e Moral é com eles. Deitam e rolam no assunto, como se fossem mestres inquestionáveis.
Como os ouvintes não podem revidar, quem ouviu, ouviu, e ponto final. E fica tudo por isto mesmo! O microfone é deles, a câmera é deles.
Mas a maioria deles não passaria num vestibular de grandes Universidades. Motivo: faz tempo que não leem os compêndios que um dia estudaram.
Há sempre novos autores na praça, mas faz anos que eles não entram numa livraria! Não complementaram seus conhecimentos. Para eles, tudo é aquilo é só aquilo. Vivem da mesmice aprendida há muitos anos!
Para quem sobe ao púlpito diariamente é, no mínimo, descuido pastoral!
São Paulo, em Efésios 3,14-21, manda alargar os horizontes porque Cristologia não é só aquilo! Há muitas dimensões do Cristo, mas eles se agarram a uma só! Só conhecem de devoção!
Pararam de ler e de estudar. Não apenas estacionaram: retrocederam.
E chamam de hereges os católicos estudiosos da fé. Dizem que somos comunistas. Na verdade somos catequistas!
Esquecem a biografia dos maiores pensadores católicos: estes sábios estudavam e acrescentavam novos conhecimentos, à medida que liam novos autores.
Cuidado com novos hereges, mas tomem cuidado também com os velhos hereges.
Dizer que o terceiro milênio será o Reino de Maria é uma grossa heresia. Bastaria ler Mt 28,18-21.
Toda a autoridade continua com o Filho! A mãe dele continua maravilhosa, mas continua serva! Ela também suplica, intercede e pede ao Filho, mas não manda no Reino. E ela nem quer isto!
O terceiro milênio e todos os milênios que vierem será do Deus Uno e Trino… Maria continuará a humilde serva do Senhor. A melhor de todas!
José Fernandes de Oliveira, mais conhecido por Padre Zezinho, é sacerdote da Igreja Católica, cantor e compositor cristão.
Comente