Leitores do Hora News, muitas cidades brasileiras, principalmente no Sudeste e Sul do país, decretaram toque de recolher para manter a população em casa e tentar diminuir a propagação do novo Coronavírus. Em algumas cidades, a partir das 10h da noite, tudo fecha e ninguém pode estar nas ruas, sob pena de multa e até prisão.
Enquanto várias cidades adotam medidas de proteção, em Sergipe e, principalmente Aracaju, as medidas até agora impostas pelas autoridades governamentais se mostram insuficientes e incapazes de combater a propagação da doença como se deseja.
Neste final de semana, assim como em outros, restaurantes, mas principalmente bares, lotaram sua capacidade, realizaram shows ao vivo e promoveram aglomerações. Mais uma vez, pessoas sem máscaras e sem manter o distanciamento social, como recomendam as autoridades sanitárias, foram flagradas em vários bares da Orla de Atalaia, Sarney e em bairros periféricos da capital, colocando em risco toda uma comunidade.
Em alguns desses estabelecimentos comerciais, é preciso reconhecer que a Polícia Militar foi acionada e agiu pra valer, mas a polícia não pode estar ao mesmo tempo em todos os lugares.
Não seria a hora do governador criar coragem e agir com mais firmeza e decretar o toque de recolher a partir das 10h da noite? Ou o governador está preocupado com um possível desgaste de sua popularidade ao adotar tal medida de “extrema” rigidez? O que é mais importante para um gestor, o desgaste provisório por causa de uma ação mais eficaz, que tem o apoio de boa parte da população, ou ver milhares de pessoas sendo contaminadas pela doença, inclusive muitas delas vindo a óbito? É uma questão de vida ou morte.
Felizmente as vacinas chegaram, mas por enquanto nem toda a população terá acesso a vacina. Daí, as pessoas precisam continuar se protegendo, mesmo aquelas que já receberam a dose da vacina não podem relaxar no uso da máscara, do álcool em gel e no distanciamento social.
A população precisa se conscientizar que não basta uma vacina para eliminar a propagação do vírus. Se ela não fizer sua parte nada adiantará. Pense nas pessoas que já morreram, em seus amigos que perderam alguém da família, se coloquem no lugar dessas pessoas e sinta na pele a dor que elas estão passando. Certamente, você não quer passar por essa terrível experiência. Então, sejamos conscientes, responsáveis e comprometidos com a vida.
Comente