No primeiro dia do ano, prefeitos e vereadores eleitos foram empossados e deram início ao seu mandato (a mais um mandato no caso dos reeleitos), sinal de que a partir de agora, as mídias sociais não importam tanto para o meio político, correto? Errado! O uso das mídias sociais é extremamente importante e pode garantir grandes trunfos em objetivos futuros.
Sempre quando estou diante de um empresário ou político para fechar meus serviços de mídias sociais, faço questão de dizer que os resultados aparecem de médio a longo prazo, e para quem está iniciando um mandato, esses 4 anos podem ser cruciais. Você que é prefeito ou vereador eleito, tem uma vantagem que os outros não têm: vocês estão na ativa! Isso quer dizer que todo passo que vocês derem, seja na proposição de uma lei, discurso na Câmara, inauguração de obras ou pagamento de servidores, pode ser divulgado nas mídias sociais agregando valor à sua imagem. Quem não foi eleito tem esse poder?
E não podemos nos esquecer que em 2022 já teremos outro pleito que elegerá deputados estaduais, federais, governadores e senadores. Os aspirantes a estaduais e federais já devem estar na ativa desde então e deixar de lado aquela ideia típica do brasileiro de deixar tudo para cima da hora. A propósito, 70% das eleições que eu participei em 2020 foram de candidatos que não tiveram esse cuidado de pensar no longo prazo. Como resultado, nem todos foram eleitos.
Os resultados positivos que tivemos de candidatos que iniciaram em atraso foram de pessoas que estavam sendo indicadas por prefeitos prestes a sair, o que de certa forma contribui, principalmente para aqueles que fizeram uma boa gestão. No mais, se você se candidata na cara e na coragem, sem apoio e iniciando o trabalho nas mídias sociais no ano da eleição, são grandes as chances de fracasso. Quer se candidatar a deputado ou senador em 2022? Comece a colocar suas ideias em prática a partir de agora! Mostre sua cara, defenda seus pontos de vista e interaja com seus eleitores. Só não peça voto! A lei só permite pedido de voto em período eleitoral que normalmente dura 45 dias apenas. Qualquer dúvida, me chama no Insta e será um prazer ajuda-lo!
Thiago Jacaúna é gestor de mídias sociais, consultor político digital e articulista do Hora News. Instagram: thiagojacauna.midiassociais.
Comente