Policiais civis farão ato público para pressionar Belivaldo enviar à Alese projeto do OPC

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) realiza na próxima terça-feira, 15, a partir das 7h, Ato de Alerta Geral dos policiais civis que busca destacar a importância da implementação do Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC) em Sergipe.

A manifestação pública ocorrerá na Praça Fausto Cardoso, na capital sergipana, e reunirá policiais civis de Sergipe e de outros estados do país, bem como outras categorias de profissionais de segurança pública e cidadãos interessados em participar da luta, segundo o Sinpol, por uma Polícia Civil atuando nas delegacias dos 75 municípios de forma mais dinâmica, moderna e eficiente.

“Convidamos os policiais civis, seus familiares e amigos, bem como outros profissionais de Segurança Pública, colegas de imprensa e sociedade em geral para participar do nosso ato que nada mais significa a luta por um projeto que é positivo para o cidadão e para agentes, escrivães e agentes auxiliares que atuam na Polícia Civil de Sergipe. O projeto OPC é uma proposta de Projeto de Lei que busca a reestruturação dos cargos da base da Polícia Civil em apenas um cargo: o de Oficial de Polícia Civil”, explica Adriano Bandeira, presidente do Sinpol, acrescentando que a reestruturação da carreira dos policiais civis não acarretará em nenhuma despesa adicional para os cofres do estado, bem como não invadirá as atribuições constitucionais do delegado de polícia.

“Não tem nenhum custo adicional para o governo, tem previsão constitucional e de forma alguma pretende ocupar atribuições dos delegados. Quem sofre violência não pode esperar, então o Projeto OPC surge como iniciativa para agilizar a segurança de cada cidadão que busca os nossos serviços. Os policiais civis estão diariamente nas delegacias e sabem pelo que estão lutando juntamente com a sociedade”, salienta Adriano.

Assembleia Extraordinária

Durante o Ato de Alerta de Geral, os policiais civis aproveitarão a oportunidade para definir os próximos encaminhamentos da categoria em Assembleia Geral Extraordinária no mesmo local. Na oportunidade, o momento contará com informação e discussão sobre encaminhamentos por parte da Polícia Civil, Secretaria da Segurança Pública e governador Belivaldo Chagas no tocante ao Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC). Além disso, haverá deliberação sobre futuras paralisações da categoria, planejamento e início da OPC Legal.

O Sinpol ressalta que encaminhou ofício no último dia 8 de outubro à Superintendência da Polícia Civil (Supci) informando sobre a assembleia geral extraordinária da categoria agendada para o próximo dia 15, a partir das 7h.

A entidade sindical alerta à sociedade que “caso haja agendamento de operações especificamente na referida data, conforme informes recebidos pelo Sinpol, a intenção é meramente de atrapalhar a manifestação pública dos policiais civis. A diretoria Jurídica segue atenta neste sentido”, diz nota do sindicato.

A Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol-SE) discorda da iniciativa por entender que o projeto prejudica a hierarquia da Polícia Civil, além de interferir nas competências do delegado de polícia.

O projeto OPC está pronto, aguardando apenas o encaminhamento à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) pelo governador Belivaldo Chagas.







Foto: Sinpol/Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */