A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou uma ação de fiscalização em um canteiro de obras e no alojamento utilizado pelos trabalhadores em Aracaju (SE).
A operação integra esforços para combater o crime e reduzir o número de pessoas a condições análogas às de escravo. Na ação, foram identificados onze trabalhadores alojados em residência inadequada.
A investigação indica que esses trabalhadores são trazidos da cidade de São Domingos (SE) e alojados em uma residência com apenas um banheiro e camas improvisadas. Portanto, as condições do local foram consideradas precárias, com diversas irregularidades de segurança e saúde no trabalho.
Fiscalizou-se também o canteiro de obra em que as vítimas estavam trabalhando e neste também foram identificadas outras irregularidades pelas equipes de segurança.
O empregador foi notificado pela Auditoria Fiscal do Trabalho para realizar as devidas regularizações e apresentar documentos sujeitos à Inspeção do Trabalho. O MPT instaurou inquérito civil para adoção das providências cabíveis.
Diante da situação, a apuração dos fatos continua nas esferas administrativa, trabalhista, civil e penal.
Fonte: PF-SE
Foto: PF-SE
Comente