PMA alerta população sobre possível transbordamento da Barragem do Poxim

As fortes chuvas que caem em Aracaju podem provocar a qualquer momento o transbordamento da Barragem Sindicalista Jaime Umbelino Souza, no Rio Poxim. Por já ter atingido 99% de sua capacidade, a barragem pode transbrodar e atingir localidades vizinhas, prejudicando milhares de pessoas que moram às margens do rio.

“A Barragem do Rio Poxim já está com 99% da sua capacidade ocupada. A Prefeitura de Aracaju alerta para as pessoas que moram às margens do rio que a qualquer momento ela pode transbordar. Estamos enviando esse alerta via SMS à população e indo aos moradores comunicar o fato”, alerta comunicado da prefeitura, acrescentando que medidas urgentes devem ser adotadas para evitar a perda de móveis e outros bens materiais.

“Precisamos tomar medidas urgentes para salvar bens, móveis, utensílios e não colocar vidas em risco. Contamos com a colaboração de todos no sentido de reproduzir este alerta. É um alerta, não um transbordamento”, conclui nota da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) enviada ao Hora News.

A Defesa Civil do Estado adverte que os bairros Jabotina, em Aracaju, Rosa Elze, em São Cristóvão, e Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, podem ser atingidos com inundações caso os índices pluviométricos se intensifiquem.

Fissuras

No ano passado, a Barragem do Rio Poxim, localizada em São Cristóvão, região da Grande Aracaju, aparecia na lista de barragens da Agência Nacional de Águas (ANA) com algum comprometimento estrutural importante. De acordo com relatório da ANA, o problema da barragem é a fundação composta de calcário e presença de várias nascentes de água.

Na época do relatório da agência, a Deso admitiu que a barragem foi construída sobre uma formação rochosa com algumas fissuras que permitem a passagem de água pelo subsolo. As fissuras, segundo a Deso, teriam sido preenchidas com nata de cimento durante a construção.


Por Redação
Foto: Deso/Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */