Pegada Ecológica visa conscientização das pessoas

Em prosseguimento às comemorações alusivas aos 157 anos da capital sergipana, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) lançou na manhã desta sexta-feira, 16, durante café da manhã no lounge do Hotel Quality, os projetos Ponto de Entrega Voluntária (PEV), Pegada Ecológica e Passeio Limpo, que serão desenvolvidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O Ponto de Entrega Voluntária trata-se de uma estratégia da Prefeitura de Aracaju com a finalidade de evitar o acúmulo de lixo. Vários pontos de entrega voluntária serão distribuídos na cidade, onde o cidadão poderá fazer o descarte correto de material.

O Passeio Limpo constitui-se em um planejamento da distribuição de lixeiras adaptadas para a retirada de sacolas bioxidegradável [dispenser] com o intuito de recolher fezes de animais de estimação. O objetivo principal é manter o passeio limpo, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza em Aracaju. Entre os principais locais de distribuição, está o Calçadão da Praia Treze de Julho.

E o Pegada Ecológica visa a redução dos desgastes ao meio ambiente por meio de campanhas educativas e de conscientização junto a população de Aracaju por meio de outdoors, panfletos, cartazes, campanha no rádio e TV e ainda distribuiçlão de camisas, bonés e lixeiras para carro.

“A idéia é mostrar que tudo o que a gente faz, acaba mexendo com o meio ambiente e com esses projetos estamos mostrando o nosso compromisso para com o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável. Não somente o poder público pode contribuir para a preservação ambiental, mas também a população. Precisamos do envolvimento da sociedade para o sucesso dos projetos”, pede.

Edvaldo Nogueira enfatizou a limpeza na capital sergipana. “Hoje em qualquer cidade do Brasil não tem quem faça melhor limpeza do que em Aracaju. Nem Curitiba é mais limpa e Florianópolis só a parte de cima”, comemora reafirmando que a Prefeitura trava uma grande batalha de conscientização para que a cidade seja mantida limpa e o meio ambiente preservado.

Pegada

Entre os projetos apresentados, o que mais chamou a atenção foi o denominado Pegada Ecológica. Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços e Urbanização (Emsurb), Lucimara Passos, o projeto foi idealizado pelo professor e ambientalista Alex Nascimento.

“Alex nos apresentou o projeto e nós passamos um ano analisando, junto com ele, com outros ambientalistas, verificando os desdobramentos junto ao desenvolvimento da cidade, quanto a questão dos resíduos e agora estamos lançando”, afirma.

Manifesto

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira, a presidente da Emsurb, os vereadores, profissionais da imprensa e demais convidados assinaram o Manifesto Reduza a Sua Pegada Ecológica, com a finalidade de ratificar o compromisso de reduzir os desgastes ao meio ambiente.

‘Que marca você vai deixar no mundo?’. Esse é o slogan da campanha educativa que já está nas ruas da cidade, conscientizando a população de que de um jeito ou de outro as pessoas deixam marcas no meio ambiente e que a Pegada Ecológica é uma maneira de perceber como a população está marcando o planeta, como o estilo de vida de cada um afeta o planeta e a capacidade de renovação.

O Manifesto tem por objetivo, estimular o envolvimento da sociedade e de empresas em ações que comprovadamente contribuam com a preservação do meio ambiente.

Fonte: Infonet

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */