Órgão federal fiscaliza alimentos consumidos durante festejos juninos

Para garantir que o consumidor receba a quantidade exata do produto pelo qual pagou durante os festejos juninos, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) realiza a operação ‘Festas Juninas’ do Plano Nacional de Vigilância, determinado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em estabelecimentos da capital sergipana que comercializam os ingredientes das comidas típicas.

Os agentes fiscais do ITPS verificam o peso dos alimentos e se os itens dispõem, de forma clara, dessas informações. A quantidade declarada deve ser apresentada em cor contrastante com o fundo onde estiver impressa, facilitando assim a identificação da informação pelo consumidor.

Alguns alimentos muito procurados durante as festas juninas, como doces e bolos, podem ser embalados e/ou etiquetados pelo próprio estabelecimento. Nestes casos, a indicação deve referir-se apenas ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara).

Ao utilizar as balanças para compras a peso, elas devem ser aprovadas e verificadas pelo Inmetro, contendo assim o lacre. Para saber se a aprovação está em dia, observe se ela tem o selo de ‘verificado até 2024 (ou 2025)’.

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida, orienta que, no momento da compra, o consumidor pese o produto em uma balança do estabelecimento.

“Caso haja alguma desconfiança, o cliente deve realizar uma denúncia através dos canais de comunicação da ouvidoria do ITPS”, disse.

Denúncias

Para encaminhar denúncias ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3198-8822, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.



Fonte: ITPS
Foto: Gabriel Ribeiro

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */