A população de Capela teve seu direito à livre liberdade de expressão cerceada por uma ação do Podemos, partido do pré-candidato Astrogildo da Farmácia, que um dia antes da decisão judicial se reuniu com o ex-prefeito Manoel Sukita para discutir a possibilidade de integrar o grupo político do ex-prefeito, que tem Clara Sukita como a pré-candidata do partido Republicanos.
Incomodado por uma pesquisa de opinião pública, que ouvia a população capelense sobre o processo eleitoral de novembro deste ano, o Podemos discordou dos métodos da pesquisa e questionou judicialmente as perguntas elaboradas pelo Instituto Dataplan, responsável pela sondagem.
A ação do Podemos induziu a Justiça Eleitoral proibir, provisoriamente, a divulgação da pesquisa, que seria feita nesta quarta-feira. O partido alega que as perguntas do questionário aplicado aos entrevistados não identificam se a metodologia de pesquisa para prefeito e vereador é a mesma, apenas pelo fato do questionário ser mais abrangente, o que dar mais liberdade aos entrevistados na hora da resposta.
A Justiça de primeiro grau atendeu a solicitação do partido, mas salienta na decisão que a pesquisa registrada sob o número 04283/2020, em 24 de agosto, poderá ser divulgada posteriormente após o julgamento do mérito.
Na medida que interfere numa pesquisa científica promovida por um instituto sério, responsável e de credibilidade no mercado, fica claro no posicionamento do Podemos pouco apreço pela liberdade de opinião dos capelenses.
Um recurso foi interposto ao Tribunal Regional Eleitoral a fim de que a pesquisa seja liberada e a liberdade de expressão do povo capelense restabelecida.
Entre outros questionamentos, o Dataplan buscava saber a opinião do povo sobre a aceitação ao nome da pré-candidata Clara Sukita, irmã do ex-prefeito Manoel Sukita, eleito o melhor gestor público da história de Capela.
França
Em pesquisa realizada em março pelo Instituto França a força política do ex-prefeito Manoel Sukita foi mais uma vez reconhecida pelo povo capelense. O líder político apareceu disparado em primeiro lugar em todos os cenários pesquisados.
Na disputa entre Manoel Sukita e a prefeita Silvany Mamlak, o ex-prefeito obteve praticamente o triplo dos votos de sua principal concorrente. Sukita somou 74,9% dos votos, enquanto Silvany chegou a 25,1% da preferência do eleitorado.
Na época, o Instituto entrevistou 500 pessoas de todas as idades e classes sociais. Realizada no período de 5 a 7 de março, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) sob o número: SE-09345/2020.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comente