Condutores de motonetas e ciclomotores que circulavam no conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira, 30, com a ‘Operação Pente Fino’ desenvolvida pela Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran). Na ocasião, vários condutores abordados [entre eles, um menor de apenas 14 anos] apresentavam algum tipo de irregularidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo o comandante da CPTran, capitão Fábio Machado, a maioria das irregularidades foi por conta do não uso do capacete e de retrovisores indevidos.
“Muitos condutores abordados não estavam com o documento de habilitação ou com a Autorização de Condução de Ciclomotores (ACC). Em caso de irregularidades, os ciclomotores e motonetas ficam retidos. Se for pela falta de capacete, o condutor tem que providenciar um e se for pela falta de documentos, tem que providenciar uma pessoa habilitada e com documentação em dia para liberar”, explica capitão Fábio Machado.
“Acabamos de flagrar um menor conduzindo uma motocicleta. Ele tem apenas 14 anos. A falta é gravíssima. Estamos aguardando o pai chegar, pois nesse caso, o pai é quem responde”, complementa a tenente Manuela.
Indagado pela reportagem do Portal Infonet, quanto à motocicleta, o garoto contou que ganhou de presente. “Foi meu padrinho quem me deu essa cinquentinha de presente. Eu estava indo para o parque dele aqui no João Alves. Disseram para eu chamar meu pai que mora no Eduardo Gomes, mas ele não tem condições de vir porque bebe muito”, explica o jovem, alheio à irregularidade cometida em virtude de estar guiando sem autorização prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
As abordagens contaram com a parceria da Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Nós estamos realizando um trabalho educativo, de conscientização, distribuindo material educativo mostrando a importância de se ter mais atenção e obedecer as normas do trânsito para evitar acidentes com danos tanto para os condutores das motos, quanto para motoristas de outros veículos e para os pedestres”, enfatiza Daniel Gama Barros.
Por Aldaci de Souza
Fonte: Infonet
Comente