O companheiro Joel Almeida, ex-presidente do Sintese e dirigente da executiva estadual do PT, até aqui foi um carregador de piano, daqueles que faz de tudo literalmente. Ele coordenou várias campanhas das candidaturas de Ana Lúcia e Iran Barbosa, fez jingles, panfletos, animou as passeatas, ajudou na comunicação, apagou incêndios etc.
Agora está na hora de colocar o seu nome a disposição do partido para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Aracaju. Não é pouca coisa um quadro com o histórico de lutas como tem Joel, nunca ter disputado uma eleição porque sempre respeitou os nomes que sempre foram prioridades na tendência petista Articulação de Esquerda (Ana Lúcia e Iran Barbosa).
Com saída dos dois da Articulação de Esquerda, Joel precisa assumir esse espaço, porque não há vácuo na política. No início ele estava cauteloso quanto a aceitar o desafio, mas agora vejo o negão com mais disposição, muito embora coloque alguns condicionantes.
Vejo Joel como um quadro preparado, capaz de representar a esquerda no Parlamento de Aracaju. Muito embora seja um quadro genuinamente de esquerda, Joel é bom de diálogo e pode abrir um canal de negociação na defesa de Aracaju, sem abrir mão da sua concepção ideológica.
Joel tem como uma das várias virtudes, não dar rodeios na hora de dizer a verdade, mesmo que o seu ponto de vista desagrade, e isso é raro na política, onde se exercita quase sempre a hipocrisia.
O negão tá consciente de que o Parlamento deve ser uma caixa de ressonância das ruas, principalmente do movimento social organizado. Ele sabe também que sem a pressão das lutas do povo o Parlamento não avança, por isso terá um pé na institucionalidade e outro nas lutas.
Outra grande virtude de Joel é que ele não é daqueles que mata e morre pelo poder, que passa por cima de tudo e de todos, pra permanecerem nos mandatos, que não respeitam os companheiros. Ao contrário disso, Joel só será pré-candidato se esse for o entendimento da coerente, mas isso já é uma realidade.
Em uma reunião da coordenação da Articulação de Esquerda, o nome de Joel foi defendido amplamente pelos presentes como pré-candidato, agora só falta o negão começar a assimilar a ideia de que disputará uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju.
Por fim, Joel é um negro nascido na periferia de Aracaju, e que conhece os problemas da cidade, principalmente das camadas populares que mais precisam da atenção do poder público.
Joel Almeida tem o meu respeito e admiração por toda luta em defesa da classe trabalhadora que fez até aqui.
Rubens Marques é professor da rede estadual de ensino e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe.
Comente