“Número de infectados pelo coronavírus em Sergipe pode ser muito maior”, alerta promotora

A pedido do Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, os hospitais particulares de Aracaju Primavera, Renascença, São Lucas e Unimed informaram que, no mês de março, foram atendidos 2.702 casos de Síndrome Gripal.

Desses, 150 foram notificados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 2.552 pacientes estão em isolamento domiciliar, por orientação médica, mas não fizeram exame para a Covid-19. A Vigilância em Saúde orienta que os hospitais notifiquem à Secretaria da Saúde apenas quando se tratar de casos confirmados como Síndrome Respiratória Grave.

“Esses números precisam ser divulgados para conhecimento da população e coordenação dos cuidados com os pacientes, bem como para a investigação epidemiológica e, até, para garantir políticas públicas e estratégias de saúde. Com as informações solicitadas, o MP analisará as ocorrências da contaminação em Sergipe, para articular as Promotorias de Justiça que integram o Gabinete de Acompanhamento de Crise e, assim, intensificar a conscientização da população de que deve permanecer em casa”, salienta a promotora Euza Missano, enfatizando que o número de infectados em Sergipe pode ser ainda maior.

“Infelizmente, tivemos duas mortes anunciadas nesta semana. As pessoas precisam obedecer a recomendação das autoridades sanitárias no que diz respeito ao isolamento social, pois o número de infectados, efetivamente, pode ser muito maior, diante dos números de pacientes que não fizeram o exame para detecção da Covid-19 apresentados pelos hospitais”, observa a promotora.

Confira os números detalhados enviados pelos hospitais particulares entre os dias 1º e 31 de março.

Hospital Primavera

Total de 1.322 atendimentos com síndrome gripal. São 40 notificações à Secretaria de Estado da Saúde, sendo três casos confirmados de Covid-19, dois casos positivos para H1N1 (gripe), 32 casos negativos para Covid-19 e três casos aguardando resultado para Covid-19.

Hospital São Lucas

Total de 1.025 atendimentos com síndrome gripal. 91 notificações à Secretaria de Estado da Saúde, 68 casos descartados para Covid-19, oito casos positivos para Covid-19 e 15 casos aguardando resultado para Covid-19.

Hospital Renascença

Total de 94 atendimentos com síndrome gripal. Um caso notificação à Secretaria de Estado da Saúde e um caso confirmado para Covid-19, com paciente na UTI.

Hospital Unimed

Total de 261 atendimentos com síndrome gripal. 18 notificações à Secretaria de Estado da Saúde e dois casos confirmados para Covid-19.

O Ministério Público Estadual ainda falta contabilizar os casos registrados no Hospital Gabriel Soares.





Com informações do MPE
Foto: IMD/Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */