O promotor de justiça Nilzir Soares, eleito novo procurador-geral de justiça do Ministério Público de Sergipe, Nilzir Soares, destacou a alegria em chegar ao cargo mais importante do Ministério Público e a responsabilidade que terá pela frente, após ser eleito pela categoria com quase 100% dos votos.
“A gente vai consciente dessa responsabilidade, se empenhar ainda mais pra fazer mais e melhor. Para cumprir a missão da Procuradoria-Geral que, no meu entender, é proporcionar a promotores e procuradores, que estão na linha de frente das atividades ministeriais, as melhores condições possíveis, pra facilitar o acesso do cidadão aos serviços ofertados pelo Ministério Público”, afirmou Nilzir.
“Essa é a nossa missão principal, a missão da Procuradoria-Geral. Se os promotores e os procuradores estiverem bem aparelhados, com a equipe suficiente, com os equipamentos necessários há um bom serviço. Nós entendemos que a gente tem como fazer o nosso Ministério Público evoluir e mantê-lo nesse caminho do fortalecimento”, acrescentou.
Zelar pela Constituição, pelos direitos fundamentais e combater a criminalidade e a corrupção, além das fiscalizações das políticas públicas são algumas das prerrogativas do Ministério Público, lembrou o novo chefe da instituição.
“Eu entendo que a legitimidade do Ministério Público decorre do efetivo cumprimento de sua missão constitucional, de zelar pelos direitos fundamentais, combater a criminalidade e a corrupção, fiscalizar as políticas públicas, é tudo o que o cidadão almeja, deseja e espera do Ministério Público. E a Procuradoria-Geral, que coordena uma série de órgãos de apoio à atividade-fim do Ministério Público, que comanda a administração do Ministério Público, tem como missão maior ofertar para todos os colegas – nós somos mais de 140 – as condições de trabalho”, observou, salientando que facilitará ao máximo o acesso do cidadão às Promotorias de Justiça.
“Nós temos que estar atentos no interesse da manutenção dessa legitimidade, de facilitar, ao máximo, o acesso do cidadão às Promotorias de Justiça, às Procuradorias de Justiça. Sempre que um cidadão tiver o seu direito ameaçado ou lesado, ele deve ter no Ministério Público, um porto-seguro, deve ter um refúgio, um local onde ele possa apresentar suas demandas e essas demandas possam, efetivamente, ter um encaminhamento devido. Muito se critica no serviço público a falta de efetividade, a morosidade, e o Ministério Púbico de Sergipe caminha no sentido de buscar eficiência. É isso que o cidadão deseja e a Procuradoria de Justiça, na linha do que a atual gestão já faz, buscará essa eficiência, buscará essa efetividade, sabendo que é um meio que vai oferecer os meios para que os colegas que estão na linha de frente possam trabalhar melhor”, afirmou o promotor, em entrevista ao Jornal da Manhã, na Jovem Pan Aracaju.
O novo procurador-geral do Ministério Público anunciou uma das primeiras ações de seu mandato: realização de concurso público para o quadro efetivo de pessoal da instituição.
“A primeira é a realização de concurso público pra servidor. O Dr. Machado teve o mérito de após vários anos, acredito que 10 anos, sem concurso de membro, nós tivemos a oportunidade de ter, de renovar nossos quadros de promotores, e agora, chegou o momento de preencher os vazios que já há nas equipes de apoio das promotorias, sobretudo, com a realização do concurso público que nós desejamos fazer no ano que vem”, comemorou, salientando que a renovação tecnológica também estar em seus plano de gestão.
“E uma outra frente importante é o investimento em tecnologia. Ao longo desses quatro anos foram milhões de reais investidos em equipamentos, em programas, boa parte deles, direcionada a esses órgãos de apoio importantes, como é o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), e nós pretendemos avançar ainda mais, atentos, inclusive, à utilidade que as ferramentas de Inteligência Artificial podem proporcionar para o ganho de efetividade no trabalho das Promotorias. É o tema do momento a Inteligência Artificial, como ferramenta de impulcionamento das atividades administrativas e também nas unidades ministeriais”, concluiu.
A posse de Nilzir Soares no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Sergipe está agendada para o dia 25 de novembro, às 17h, na sede da instituição.
Por Redação
Foto: Paulo Sousa
Comente